Turismo e Segurança é uma Combinação Desigual no Brasil!

O jornais televisivos desde esta manhã vem anunciando o assalto no Hotel  da rede Relais&Chateaux, Santa Teresa, no Rio de Janeiro. Coincidência ou não, a nossa Presidenta anunciou na abertura dos Jogos Olímpicos Mundiais Militares que estão acontecendo na cidade, como sendo a preparação para a Copa do Mundo de 2014 e para os jogos Olímpicos de verão de 2016. É possível enterder à Presidenta, pois esse eventos esportivos estão sim programados para acontecer na cidade. Junto com esses acontecimentos, é esperado que o Brasil receba muitos visitantes de várias partes do mundo. Para assistir aos jogos. Mas fica uma pergunta no ar… Será que o Brasil está preparado para sediar eventos de tamanha importância?

Este não é o primeiro arrastão que acontece em hotéis de luxo da cidade. Assim como tem acontecidos em várias outras cidades do país. Fortaleza, São Paulo e mesmo o Rio de Janeiro já presenciou essa sena antes.
Infelismente, essa parece ser a realidade do nosso país nos dias atuais. Mas algo há que ser feito pelas autoridades. Do contrário, a coisas vão  chegar a um patamar de descontrole total.

O Brasil tem uma janela aberta para o mundo, mas precisa também abrir as portas. Os  investimentos estão chegando em abundança e junto com eles muitos visitantes. São pessoas de negócios que representam as suas empresas no país. Mas São também muitos turistas que estão descobrindo as nosas riquesas naturais. Está bem claro para todos que temos um potencial turístico enorme para explorar. Porém falta muito para alcançarmos a excelência que precisamos ter para recebermos bem aqueles que vêem para investir e gastar em suas viagens de lazer. Se o Governo Federal não tiver um projeto de investimentos  em seguraça e infraestrutura para mudar a situação à qual o país se encontra na atualidade, é bem fácil se prever que a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos, será um fiasco para a imagem do país la fora.

O passsageiro quando chega ao seu destino, está pensando somente em curtir as suas férias e usufluir do que aquele lugar tem para lhe oferecer. Isso não é mais possível no Brasil. Em todos os destino de turismo hoje, principalmente no Nordeste, pois são várias cidades encantadores, o turista fica receioso e inseguro. Claro a insegurança está por todas as partes. Quantos ações violentas acontecem todos os dias com turistas. Até com muitas sequelas e em alguns casos com mortes, deixando famílias traumatisadas.

Alias essa violência já acontece no desembarque nos nossos aeroportos. Principalemmte de vôos internacionai. Existem verdadeiras quadrilhas nos setores de bagagens de quase todos os aeroportos. Inúmeras pessoas conhecidas minhas, em seus retornos ao Brasil, procedentes dos Estados Unidos, tiveram as malas abertas e objetos de  valor foram futados. Isso também está acontecendo com aquele turista  extrangeiro que chegao ao país pela primeira vez.  Mas alguém sabe o que está sendo feito pela Infraero, orgão que administra todos os portões de embarque e desembarque dos aeroportos.

Na  verdade acho que aquele turista que não é bem tratado, não volta e a propaganda de boca-a-boca, a melhor para o setor, será bem negativa. Portanto um quando você perde um turista como clienta, na verdade está se perdendo uma cadeia de turistas e isso poderia ser evitado se nós tiverssemos estrutura para recebe-lo. Muito se fala pelos meios competentes que temos o Brasil como um dos melhores destinos de viagens do mundo. Mas se faz como investimentos adequados para recerber os possíveis viajantes. O que aconteceu no Hotel Santa Teresa nesta madrugada é apenass o ponta o Iceberg. Esperamos de verdade que as nossas autoridades competentes acordem para a realidade e mude o prognóstico com investimentos em segurança e infraestrutura.

Recomendamos que Leia Também

Aprenda como Proteger as suas bagagens nos Aeroportos!
Promoção de Hotéis ao Redor do Mundo à 50% de Desconto
Infraero disponobiliza Informações do seu Vôo no seu Computador!

Sejam bem vindos no Viajando Online Blog, e façam uma boa viagem!