Viajando ao Exterior? Cuide das suas Finanças!


O governo vai elevar o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) sobre as compras no exterior com Cartão de Crédito de 2,38% para 6,38%. O decreto já foi assinado pela Presidente Dilma Rousseff e será publicado no Diário Oficial da União desta segunda-feira. A elevação do IOF não só aumentará os custos de viagens ao exterior, mas também deve reduzir as compras de produtos importados pela Internet.

Enquanto o Governo tenta se recuperar das perdas de arrecadação, taxando o viajante mais abastecido que gasta as suas finanças no exterior, o mesmo cada vez mais viaja internacionalmnete. De acordo com os dados de 2010, o brasileiro nunca viajou tanto. Mesmo com os altos preços das passagens aéreas. Mas a verdade é que o proprio governo tem criado nos ultimos anos as condições para que a população tenha mais acesso ao transporte aerioviário. O que é bom de modo geral. 

Partindo do princípio de que você deve economizar em sua viagens internacionais, viajandonlineblog orienta que em vez de utilizar os Cartões de Credito em todas as suas transações no exterio apartir de 28 de março de 2011, procure viajar com mais dinheiro vivo ou Travel Cheques, que são aceitos em qualquer parte do mundo e o cambio é o mesmo que é utilizado para dinheiro em espécie. Um outra dica é que se o viajnte pretende levar consigo mais do $10.00,00,é preciso checar a legislação do país de destino. Alguns como os Estados Unidos permitem a entrada de $9.999,00 por pessoa sem a necessidade de pagar imposto. Se a quantia for superior a este valor, deve ser declarado e o imposto devido pago na alfandega de entrada. A minha orientação é que você turista não ouze entrar nesta nação com uma soma superior a este valor sem a devida declaração. Pois aqui no país do Tio Sam, a prisão é o caminho mais curto se você infringir as leis locais.


Então se o intuíto da viagem ao exterior é principalmente as compras, é melhor deixar de usar os Cartões de Creditos e passar a usar mais dinheiro. Já  que esta taxa de 6.38% sobre qualquer transação com eles no exterior, é muito alta e vai refletir em seu imposto de renda que é exatamente o objetivo do governo. Faça as contas e verá que vale apenas buscar outras altenativas.

Sejam bem vindos no Viajando Online Blog, e façam uma boa viagem!