Qual a Melhor Estação do Ano para Conhecer o Canadá?

Escolher a melhor estação para conhecer o Canadá talvez não seja uma tarefa tão difícil. Se você levar em conta o fato de que o país possui estações bem definidas. Como a do inverno, entre dezembro e março, que é famosa em todo o mundo devido às suas temperaturas que, em algumas regiões, podem facilmente chegar a -40°C.

Na região norte, por exemplo, onde impera absoluta a imponente floresta boreal, são comuns as nevascas, que se estendem por até metade do ano. Permitindo não mais que 60 dias de um “verão” que, para muitos, não atende em nada as expectativas.

Com estações bem definidas, o Canadá oferece atrativos em todos os períodos do ano.

Também no interior as coisas não diferem muito. Já que na região das “pradarias canadenses”, onde o clima é continental, as médias anuais chegam a -14°C. Em boa parte do dia, o visitante terá que conviver com temperaturas entre -33°C e -40°C. Para quem adora o frio, aqui tem de sobra.

Para pessoas que gostam de climas mais amenos, o ideal é partir na direção ao Sul do país. Onde está praticamente toda a população canadense. Principalmente na região dos Grandes Lagos, às margens do Rio São Lourenço. Por lá, o verão, entre junho e setembro é, sem dúvida, uma das estações climáticas preferidas para se conhecer o Canadá. Nesta época as temperaturas já são mais agradáveis. Os verões bastante úmidos e ensolarados, com médias anuais entre 20°C e 32°C. O que torna essa época a preferida dos jovens.

Já a primavera, entre março e junho, e o outono, entre setembro e dezembro, são consideradas estações inspiradoras, onde as belíssimas paisagens e o colorido da vegetação compõem um cenário bucólico. As noites podem ter temperaturas médias de até 10°C.

Conhecer o Canadá no Clima de Vancouver

A primavera é considerada uma experiência na cidade. Já que os dias parecem não ter fim e os jardins assemelham-se a obras de arte. Tal o colorido das flores, o verdor das plantas nativas e a beleza das alamedas, que mais parecem um cenário fictício. É uma boa estação para conhecer os inúmeros parques, praias e lagos canadenses.

Já o verão em Vancouver apresenta temperaturas entre 18°C e 25°C e dias também bastante longos, com até 17 horas de luminosidade. Essa é uma das melhores estações para conhecer não só Vancouver como todo o Canadá. Quando é possível visitar os parques e praias, assim como acampar e fazer trilhas. Isso sem falar de eventos como o Canada Day e o Summer Night Markets. Entre outros, que são esperados com ansiedade.

Agora quando se pensa em outono, o que logo vem em mente é um chão repleto de flores coloridas que caem das maples, das cerejeiras ou dos ciprestes canadenses. Entre várias outras espécies. Que juntas fazem dessa estação a época preferida para os encontros entre famílias nas comemorações do Dia de Ação de Graças. Em um clima extremamente aprazível e com dias longos e luminosos.

Por fim, o “temível” inverno canadense, que, diferentemente de outras regiões do país, em Vancouver pode ser considerado agradável. Apesar de bastante chuvoso, as temperaturas dificilmente ficam abaixo de -4°C, pois, o normal, é uma temperatura média entre 1°C e 6°C.

Nessa época, a Cypress Mountain fica lotada de turistas interessados em praticar os principais esportes de inverno.

O Clima em Toronto

Imprevisível e inconstante, é assim que a maioria daqueles que já visitaram Toronto costuma se referir ao clima da cidade.

Porém, de um modo geral, a primavera configura-se como um dos períodos mais agradáveis. É uma das estações climáticas mais aguardadas por quem pretende conhecer o Canadá. A temperatura média oscila entre 8°C e 14°C, e ainda proporciona a visão de cenários exuberantes. Além de ser a estação na qual poderá conhecer pontos turísticos como o Parque da Ilha de Toronto, o Ripley’s Aquarium of Canada, entre outros.

Mas, o verão é, sem dúvida, a estação dos sonhos para os visitantes da cidade, porque além de não sofrerem com o frio intenso do inverno, eles também não serão torturados pelo calor traumatizante de alguns países tropicais.

É um dos períodos mais chuvosos. O clima é quente e úmido e as médias anuais são de 22°C. Porém, os dias longos, quase intermináveis, fazem com que passeios ao Niágara Falls, ao The Beach Village e ao Lake Ontário, além de outros, sejam uma experiência inesquecível para nativos e turistas.

Já o outono é o período em que as ruas e parques de Toronto assumem aquele seu famoso aspecto alaranjado. Devido às folhas que cobrem o chão nessa estação.

Com médias de 11°C à noite e 17°C durante o dia, os piqueniques no High Park, os passeios pelos bairros históricos, entre outras atividades ao ar livre, são considerados eventos quase sagrados.

Por fim, o inverno em Toronto é frio e seco durante todo o ano, e, como em todo o Canadá, é considerado bastante rigoroso, já que a cidade fica quase todo o tempo sob uma temperatura de O°C.

É quando reinam absolutas as estações de esqui, snowboard, pistas de patinação, entre outros locais próprios para os esportes de inverno.

Imprevisível: é como pode ser definido o clima de Toronto.

O Clima de Montreal

Entre 21 de março e 20 de junho, começa a primavera em Montreal. É a estação das flores, onde os pequenos botões de cerejeiras se abrem em flor e a sensação é bem mais agradável. Com temperaturas amenas de 15°C em média.

É nessa época, também, que os passeios pelo Monte Royal, La Fontaine Park e Montreal Botanical Garden são considerados imperdíveis.

Quando chega o verão, com médias de 21°C, os passeios a pé pela Old Montreal, Monte Royal, pelo Parc Jean-Drapeau são uma boa opção. As inúmeras baladas e barzinhos da cidade também são bastante disputados. Não é à toa que esta é considerada, por muitos, como a melhor estação para conhecer o Canadá.

O outono traz os primeiros sinais do inverno que se anuncia. As suas temperaturas abaixo de 0°C já começam a incomodar os mais sensíveis. Portanto, e hora de providenciar um estoque extra de agasalhos.

No entanto, ainda não há motivo para desespero. Essa estação é considerada como uma das mais belas por grande parte dos turistas. A paisagem vista de longe impressiona pelo colorido da vegetação, que mais parece uma pintura.

E, finalmente, sem medo de errar, pode-se dizer que o inverno em Montreal é sinônimo de frio, muito frio! As temperaturas facilmente podem chegar a -44°C.

Porém, a regra são temperaturas entre -9°C e -20°C. Mas, em alguns pequenos períodos do ano, as médias podem ser de até -3°C; quando há preferência pelos passeios em lugares mais atraentes para essa estação.

Agora que vai conhecer o Canadá, e um pouco mais do seu clima, já pode até começar a fazer as malas. Deixe seu comentário aqui sobre o que achou dessas dicas. Aproveite para ver outros artigos e conhecer ainda mais esse país cheio de atrações.

Sobre o autor: João Lucena

João Lucena foi Guia de Turismo, Agente de Viagens e proprietário de Agência de Viagem no Brasil. Mudou-se para os EUA ainda nos anos 80 e passou a atuar no setor hoteleiro e de restaurantes. Devido a paixão por viagens, dedica algumas horas diárias ao Viajando Online blog, trazendo dicas como; roteiros e destinos, promoções de passagens aéreas, hotéis, vistos de viagem e muito mais.

Deixe o seu comentário