Diversão em Montreal: Guia de Atrações para Crianças

O francês é a língua oficial de Montreal e esta é a segunda cidade mais populosa do Canadá, ocupando o terceiro lugar do ranking de destinos turísticos mais procurados no país.

A cidade pode ser desfrutada em qualquer época do ano, já que tem um clima continental distinto de quatro estações bem definidas, com invernos nevados e frios e verões bem quentes.

Além de possuir opções de diversão para toda a família, algumas atrações são voltadas especialmente para as crianças, fazendo com que elas se sintam importantes em uma viagem inesquecível.

Então, a fim de aproveitar um destino especialmente divertido e inusitado, os viajantes precisam conferir o guia de atrações para crianças que preparamos. 

Centre des Sciences de Montréal

Um lugar apaixonante e superatrativo é o museu de ciências em Montreal. Dedicado à divulgação científica, promoção do conhecimento e desenvolvimento da cultura científica técnica, o local é uma parada obrigatória para viajantes de todas as idades.

As crianças, em especial, costumam adorar o espaço por conta de suas inúmeras atividades, onde ciência e diversão se encontram. O objetivo do museu é ajudar seus visitantes a descobrirem, compreenderem e adaptarem a ciência e a tecnologia em suas vidas, a fim de construírem um futuro melhor.

O Centre des Sciences de Montréal está localizado em um espaço de antigos hangares marítimos no cais de King Edwad, no Vieux-Port. O museu fica próximo ao centro da cidade, possibilitando que os viajantes cheguem ao local através de uma curta caminhada.

Entradas:

  • Adulto: C$23,00;
  • Adolescentes de 13 a 17 anos: C$18,00;
  • Crianças de 4 a 12 anos: C$12,50;
  • Idosos acima de 60 anos: C$20,00;
  • Famílias (2 adultos + 2 crianças/adolescente): C$60,00;
  • Famílias (1 adulto + 3 crianças/adolescentes): C$60,00;
  • Para cada criança adicional: C$10,50.

Praias em Montreal

Montreal é uma cidade cercada por rios e possui movimentadas praias de água doce. São ótimos ambientes para descansar e curtir as férias em família, já que muitas delas dispõem de aluguel de pedalinhos e espaços para piquenique e vôlei de praia.

As infraestruturas dessas atrações são excelentes, com banheiros, lanchonetes e até lojas de roupas de banho.

A maioria das praias está localizada a uma hora do centro da cidade canadense, podendo ser acessadas de carro ou de metrô. Diferentemente das praias brasileiras, as de Montreal normalmente estão localizadas em parques.

Os valores das entradas variam de acordo com a praia desejada, mas normalmente custam 10,00 dólares por adultos e 5,00 dólares por criança. Algumas não cobram tarifas para a entrada de crianças menores de 6 anos.

Além da entrada, o viajante também deve pagar o estacionamento de seu automóvel, que custa, em média, C$13,00 a diária.

Zoo Ecomuseum

Brincalhonas, as lontras atraem a curiosidade das crianças no passeio pelo zoológico.

Um passeio de verão bastante divertido para ser realizado com a família e com um ótimo custo-benefício, está localizado no oeste da ilha de Montreal, em uma cidadezinha chamada Sainte-Anne-de-Bellevue.

No Ecomuseu do Jardim Zoológico, os pais e as crianças têm a chance de conhecer mais de 115 espécies de animais da província do Quebec.

O zoológico reúne tantos animais que seriam impossíveis de serem observados diretamente na natureza, mesmo que o indivíduo dedicasse sua vida a isso.

No local também se pode observar os funcionários preparando refeições para os animais para depois alimentá-los.

Portanto, para aproveitar cada minuto desse passeio, basta reservar um dia de céu limpo, chegar pela manhã e só sair ao entardecer. A atração também tem banheiros acessíveis e conta com uma grande praça de alimentação.

O viajante pode chegar facilmente ao local alugando um carro, optando pelo uso de transportes públicos ou fechando pacotes de viagem que já possuem o translado incluso.

Os preços das entradas do zoológico variam de acordo com a idade do visitante, como mostrado abaixo:

  • 0 a 2 anos: entrada franca;
  • 3 a 15 anos: 9,75$;
  • 16 a 64 anos: 16,25$;
  • Mais de 65 anos: 13,00$.

Parque Mont Royal

Os parques de Montreal são muito amados pelas crianças, já que possuem espaços para a realização de piqueniques e brincadeiras ao ar livre. O maior parque da cidade e mais procurado pelos turistas é o Mont Royal, pois sempre supera as expectativas dos pequenos.

O mais interessante é que o parque se adapta às estações do ano, deixando o passeio ainda mais divertido e possibilitando que a viagem em família seja realizada em qualquer época.

Portanto, durante as estações mais quentes do ano a diversão acontece com atividades ao ar livre, como andar de bicicleta em família, caminhar, andar de skate ou fazer piqueniques. Já nas mais frias, uma pista de patinação no gelo é montada no parque, permitindo a realização de Esqui Cross Country, Snow Shoeing e Esquibunda.

Existem várias maneiras de chegar a este local. Contudo, a forma preferida dos turistas é através do metrô. O parque se torna ainda mais atrativo por possuir entrada gratuita para visitantes de todas as idades. 

Espace pour la vie em Montreal

Outra opção muito bacana com cunho cultural para levar as crianças em Montreal é o Espace pour la vie. Ele possui quatro museus de ciências naturais: o Biodome, o Jardim Botânico, O Insetário e o Planetário.

O Biodome reproduz os quatro biomas diferentes da América, inclusive as florestas tropicais da América do Sul. O Jardim Botânico é um dos maiores do mundo, contando com mais de 22 mil espécies diferentes de plantas.

Já o Insetário é o lar de mais de 250 mil espécies de insetos, deixando todos os seus visitantes de queixo caído. O Planetário, por sua vez, é o maior complexo de ciências naturais do Canadá.

Chegar ao local por metrô é muito tranquilo e fácil. Basta descer na estação Pio-IX ou na Viau e caminhar alguns poucos metros até o espaço cultural.

Entradas:

  • Adultos: C$49,75;
  • Mais de 65 anos: C$46,00;
  • De 15 a 17 anos: C$24,25.

Você já conhecia um guia de diversões e atrações para as crianças em Montreal? Tem alguma dúvida ou gostaria de saber mais sobre o assunto? Deixe seu comentário abaixo e continue acompanhando nossas publicações.

Sobre o autor: João Lucena

João Lucena foi Guia de Turismo, Agente de Viagens e proprietário de Agência de Viagem no Brasil. Mudou-se para os EUA ainda nos anos 80 e passou a atuar no setor hoteleiro e de restaurantes. Devido a paixão por viagens, dedica algumas horas diárias ao Viajando Online blog, trazendo dicas como; roteiros e destinos, promoções de passagens aéreas, hotéis, vistos de viagem e muito mais.

Deixe o seu comentário