Tradições de Natal no Canadá

Como São as Tradiçãos de Natal no Canadá?

O Natal é a festa mais especial e mágica do ano, aguardada por milhares de pessoas em dezenas de países e várias culturas. Independentemente da religião ou do idioma oficial, há uma série de costumes que são amplamente praticados durante os dias de dezembro, seja inverno ou verão.

Por isso, não importa o país a ser visitado, enfeitar a casa, colocar meia sobre a lareira, comer peru na véspera do Natal e brincar o amigo secreto, fazer bonecos de neve na frente de casa, cantar músicas natalinas ao redor da casa e aguardar a chegada do Papai Noel são eventos marcantes e que emocionam famílias. No Canadá essa realidade também está presente.

Nesse maravilhoso país, há muitas tradições curiosas e divertidas para conhecer, o que torna atrativa a escolha do Canadá como local para comemorar essa tão importante data.

Vejamos a seguir dez tradições natalinas bastante comuns entre os canadenses:

  1. Santa Claus Parade

Marcando o início das festividades de final de ano no Canadá, a parada do Papai Noel é um evento muito tradicional de várias cidades.

Santa Claus Parade, a tradicional abertura das festividades natalinas no Canadá.

  1. Christmas Caroling.

As “cantigas de Natal” são uma tradição bastante antiga e difundida entre os países cristãos, tanto católicos quanto protestantes.

Elas são ensinadas às crianças e cantadas em coros, igrejas e residências na época do Natal, com a singela finalidade de comemorar o nascimento de Cristo e, assim, reforçar os valores cristãos no indivíduo e na família.

No Canadá, é comum apreciar grupos cantando músicas natalinas nos bairros, nos shoppings e em eventos. 

  1. Mercados de Natal

Tradição na Europa, os mercados de Natal reúnem feiras para comprar objetos natalinos, coros natalinos, comidas entre outras dezenas de produtos. Todos os anos, é possível aproveitar essa tradição em Toronto no Distillery District, no chamado Toronto Christmas Market.

As cidades próximas a Toronto também possuem seus próprios mercados de Natal, como Kitchner, que tem um mercado típico alemão, assim como em Vancouver, cidade do extremo oeste canadense.

Distillery District, Christmas Market, em Toronto.

  1. Comidas

As comidas tradicionais do Natal no Canadá são: butter tart – semelhante ao pastel de nata português –, tourtière (torta de carne) na província de Quebec, gingerbread house – tradicionais e vendidas no mercado –, torta de abóbora, peru e stuffing.

  1. Visitar o Papai Noel

Visitar o Papai Noel é uma tradição no país. É tão popular que é preciso marcar hora para visitar o bom velhinho, especialmente nos enfeitados shoppings.

Perto de Toronto, a Christmas Town, em Hamilton, fica dentro de um parque chamado Montsberg Conservation Area, aberto do dia 15 de Novembro a 24 de Dezembro. É uma ótima atração para as crianças.

  1. Festivais de Luzes e Fogos de Natal

Em Toronto há o Cavalcade of Lights, um show de luzes e fogos na praça da prefeitura. É gratuito e os fogos são lindos – muitos dizem que são mais bonitos que os do ano novo.

Em Niagara Falls acontece o Winter Festival of Lights, com fogos de artifício e projeções de laser nas cataratas.

Na capital, Ottawa, 300 mil lâmpadas são colocadas no centro para iluminar a cidade.

Celebration of Light, belo espetáculo de fogos de artifício no Natal canadense.

  1. Ugly Sweaters

Ao passear pelos shoppings canadenses, é comum notar vários pijamas e sweaters com temas Natalinos. Eles são bastante populares não só no dia do Natal e são chamados carinhosamente de ugly sweaters.

Esses pijamas são utilizados na manhã de Natal, que é quando os presentes são abertos.

A aconchegante tradição dos estilosos ugly sweaters.

  1. Snowmobiling no Dia de Natal

Se você estiver em uma montanha ou em qualquer parte rural da província de Alberta, não deixe de viver uma aventura irreverente e inesquecível. Nesses locais, uma das tradições no dia 25 de dezembro é fazer snowmobile.

Gosta de aventuras radicais? Então divirta-se praticando snowmobiling no dia 25 de dezembro.

  1. Christmas Crackers

O cracker consiste em um tubo de papelão envolto por um papel luminoso, que lembra um doce de grandes dimensões. Durante o almoço de Natal, os canadenses colocam os crackers na mesa. O cracker é puxado por duas pessoas e, assim, ele se divide de forma irregular. Dentro de cada cracker há um prêmio e quem tirar a parte maior é o ganhador do presente.

Christmas Crackers: quem ficar com a maior parte do pedaço ganha um presente.

  1. Boxing Day

Nesse dia, geralmente ocorre no dia 26 de dezembro, o excedente de mercadorias das lojas entra em liquidação, sendo comercializada por preços significativamente menores do que os preços originais. É um dos dias mais movimentados do comércio da América do Norte, especialmente no Canadá.

Gostou do artigo? Então o que está esperando? Curta, compartilhe e convide os amigos a uma viagem natalina inesquecível pelo Canadá!

Sobre o autor: João Lucena

João Lucena foi Guia de Turismo, Agente de Viagens e proprietário de Agência de Viagem no Brasil. Mudou-se para os EUA ainda nos anos 80 e passou a atuar no setor hoteleiro e de restaurantes. Devido a paixão por viagens, dedica algumas horas diárias ao Viajando Online blog, trazendo dicas como; roteiros e destinos, promoções de passagens aéreas, hotéis, vistos de viagem e muito mais.

Deixe o seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.