7 coisas para colecionar em viagens

Gosta de viajar e quer começar uma coleção para guardar de recordação? Saiba quais itens você pode escolher!

Viajar é uma experiência única que proporciona momentos felizes e de prazer. Mas, além de aproveitar o passeio e curtir os dias no destino, muitas pessoas gostam de levar para casa mais do que boas memórias: um pedacinho do lugar onde esteve.

Quem nunca, quando criança pegou uma conchinha da praia e levou para casa? Ou ainda passou por uma feirinha de artesanato para levar uma lembrança customizada?

Na verdade, essa prática é muito comum e há quem inclusive, colecione esse tipo de itens, criando uma espécie de acervo com um objeto ou algo específico de cada lugar em que já esteve.

E se você ainda não começou a sua coleção de viagens e não tem a menor ideia do que guardar como lembrança, nós separamos 7 itens colecionáveis que podem ser facilmente encontrados em qualquer lugar do mundo. Acompanhe!

Mini monumentos

Principalmente para quem gosta de visitar cidades históricas, com certeza os mini monumentos são uma excelente opção de objeto para se colecionar.

Isso porque, eles basicamente reproduzem em miniatura pontos turísticos famoso, como por exemplo a Torre Eiffel, Estátua da Liberdade, Cristo Redentor dentre outros.

Além de se tornarem uma boa lembrança dos momentos vividos naquele lugar, os mini monumentos podem se tornar itens incríveis na sua decoração, se tornando parte do seu lar.

Chaveiros

Os chaveiros estão entre os objetos colecionáveis de viagem mais queridinhos do mundo. Facilmente encontrados em qualquer parte do mundo, eles não ocupam espaço na mala e podem ser usados tanto para compor a sua coleção, quanto para presentear quem ficou por aqui.

Com eles, também é possível montar uma incrível decoração na sua casa, ou ainda expô-los em um quadro bem bonito, quando alcançar uma boa quantidade.

Tickets ou bilhetes

Guardar os tickets ou bilhetes de passeio, da mesma forma estão entre os itens mais colecionados por quem ama viajar.

Passagens de avião, tickets de trens, entradas para atrações, dentre outros ‘comprovantes’ de que você esteve em determinado destino são alguns exemplos.

Neste caso, você pode tanto catalogá-los em pastas específicas de cada destino, ou ainda, optar por quadrinhos personalizados em que você pode expor os seus tickets em um cantinho da sua casa.

Copinhos de shot

Copinhos de shot também são uma boa opção para quem ainda não sabe o que colecionar. Isso porque, além de serem encontrados em praticamente qualquer lugar do mundo, são itens pequenos que não ocupam muito espaço na mala.

Ideal para quem bebe e também para quem não bebe, esses itens são bons aliados na hora de expor a sua coleção no seu lar: podem ser usados tanto no bar (caso você tenha um), quanto em um espaço destinado exclusivamente para eles.

Canecas

Um dos itens mais democráticos, as canecas costumam agradar a todos – seja para presentear alguém ou para colecionar.

Com diferentes modelos, você pode encontrá-las nas lojinhas destinadas à presente, que normalmente são encontradas em qualquer destino turístico.

No entanto, por serem itens maiores e ocuparem mais espaço na mala, o ideal é que você se programe e deixe um espacinho reservado, além de embalá-la muito bem para não quebrar na volta para casa.

Moedas

Se você é um viajante internacional, que tal colecionar moedas de cada destino? Você pode optar tanto pelas cédulas de papel, quanto pelas moedas propriamente ditas.

Há quem goste de catalogá-las em pastas específicas ou, exibi-las em uma moldura específica, dependendo do tamanho da sua coleção.

Bebida regional

Começar uma coleção de bebidas específicas de viagem é uma opção ideal para quem gosta de unir o útil ao agradável. Você pode tanto tomar o líquido que tem dentro e guardar apenas o recipiente, ou ainda, deixá-la inteira guardada.

Nesta categoria de coleção você pode escolher entre refrigerantes, vinhos, cachaças ou uma infinidade de outras bebidas que desejar.

No entanto, assim como as canecas, as bebidas costumam ocupar bastante espaço na mala, além do risco de quebrar ou vazar, dependendo do material que é feita.

Por isso, para evitar qualquer imprevisto, certifique-se de que está tudo certo antes de despachar a sua mala e, caso seja possível, dê preferência para carregá-las em sua mala de mão.

Colecionar é uma arte!

Engana-se quem pensa que colecionar é algo bobo ou algo para passar o tempo. Muitas pessoas encaram o colecionismo – como é chamado o ato de colecionar – um hobbie e até mesmo uma profissão, que é levada muito à sério por sinal.

Portanto, se você já tem uma grande coleção, ou pensa em começar uma, o ideal é que você as guarde em uma ambiente seguro, para evitar que as suas memórias ou coisas que gosta muito se deteriorem com o tempo ou fiquem expostas aos mais diversos riscos.

Neste sentido, os guarda móveis se apresentam como uma solução mais viável para armazenar sua coleção de forma segura, prática e nada burocrática.

Com essa alternativa, você pode manter seus pertences em um local específico para eles, sem que isso ocupe um grande espaço na sua casa, ou ainda se perca com o tempo levando embora suas lembranças físicas das viagens.

Sobre o autor: João Lucena

João Lucena foi Guia de Turismo, Agente de Viagens e proprietário de Agência de Viagem no Brasil. Mudou-se para os EUA ainda nos anos 80 e passou a atuar no setor hoteleiro e de restaurantes. Devido a paixão por viagens, dedica algumas horas diárias ao Viajando Online blog, trazendo dicas como; roteiros e destinos, promoções de passagens aéreas, hotéis, vistos de viagem e muito mais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.