As 10 Melhores Cachoeiras para Conhecer no Brasil

Se visitar uma dessas cachoeiras sempre foi um desejo, mas você nunca teve a oportunidade, saiba que esse não é um programa difícil de ser realizado, ainda mais no Brasil.

Praticamente todas as regiões contam com belas quedas d’água, até mesmo perto de onde você mora ou está no momento.

Seja para tomar banho ou apreciar sua beleza, é fundamental conhecer pelo menos uma durante a vida. É uma experiência única e inexplicável. Apenas conhecendo é possível traduzir todas as emoções que envolvem esse momento.

Conheça agora 10 cachoeiras para visitar no Brasil. Todas têm algo especial e merecem a sua visita.

1. Cascata do Caracol (RS)

Para chegar à Cascata do Caracol é preciso subir 900 degraus. Mas o esforço vale a pena.

Localizada no Parque Estadual do Caracol, na cidade de Canela, fica a apenas 7 quilômetros do centro, sendo um local próximo para quem visita a cidade, mas ao mesmo tempo distante.

Explicando melhor: a região conta com matas fechadas em seu redor e, por essa razão, apenas a pé se consegue chegar até a base da cascata, através de uma escadaria de mais de 900 degraus.

O esforço, porém, vale a pena. A Cascata do Caracol tem uma queda livre de 131 metros e é uma paisagem lindíssima. Vale a pena conferir.

2. Cachoeira da Fumaça (BA)

Na Chapada Diamantina, a cachoeira leva este nome pelo movimento das águas ter um efeito semelhante ao de uma fumaça. (Reprodução: Carol Galasso)

A Cachoeira da Fumaça recebe este nome em função da evaporação da água, que cria o efeito visual de fumaça. Isso se dá por causa de sua grande altura (385 metros). Fica em plena Chapada Diamantina e é uma das principais atrações do local.

Localizada entre as cidades de Lençóis e Palmeiras, seu acesso é possível através de uma trilha que demora três dias para ser percorrida e que deve ser feita sob a supervisão de um guia.

Em algumas épocas do ano, ela pode ficar seca em razão da falta de chuvas.

3. Cachoeiras do Tabuleiro (MG)

A Cachoeira do Tabuleiro tem um poço de 18 metros de profundidade repleto de pedras.

Com mais de 270 metros de altura, a Cachoeira do Tabuleiro localiza-se na cidade de Conceição do Mato Dentro. O poço tem 18 metros de profundidade e é repleto de pedras, exigindo uma atenção especial dos mergulhadores.

Seu paredão, por onde a água cai, complementa a beleza do lugar. Na parte superior há outras quedas e lagos, que também atraem turistas. Fica no Parque Estadual Serra do Intendente, na Serra do Espinhaço.

4. Salto do Itiquira (GO)

O Salto do Itiquira é o ponto turístico mais importante da cidade de Formosa.

Localizado na cidade de Formosa, o Salto do Itiquira é o ponto turístico mais importante da região. A queda d’água tem 169 metros de altura. Normalmente, fazem também parte da paisagem um arco-íris e andorinhas que sobrevoam o local.

Não é permitido o banho em seu poço, pois a água cai em uma grande velocidade, o que torna o mergulho uma prática muito perigosa. Porém, próximo dali, os turistas podem se banhar em lagos formados por cachoeiras menores.

Fica a apenas 115 quilômetros de Brasília e recebe muitos visitantes durante todo o ano.

5. Cachoeira do Salto Grande (SC)

No município de Corupá localiza-se um circuito denominado Rota das Cachoeiras.

Fica no norte do Estado, no município de Corupá. Fica em um circuito denominado Rota das Cachoeiras.

A trilha que dá acesso à cachoeira possui 14 quedas d’água, sendo Salto Grande a última delas. Tem 125 metros de altura e toda a região é perfeita para quem gosta de visitar locais com uma natureza rica.

6 Cachoeira Conde D’Eu (RJ)

Batizada por Dom Pedro II em 1877, a cachoeira recebeu esse nome em homenagem ao Conde D’Eu, marido da Princesa Isabel.

A maior cachoeira do Estado do Rio de Janeiro está localizada no município de Sumidouro. Tem 127 metros de altura e foi batizada por Dom Pedro II em 1877, homenageando o Conde D’Eu, marido da Princesa Isabel.

A nuvem de águas formada pelo impacto da queda d’água com o poço forma um efeito visual semelhante a um véu.

Há um boato de que a região teria servido de inspiração para José de Alencar escrever um de seus mais importantes romances, O Guarani.

7. Cachoeiras Véu da Noiva (MT)

Com 86 metros de queda livre, é um dos principais pontos turísticos da Chapada dos Guimarães, cuja visitação já vale muito a pena.

A Cachoeira Véu da Noiva é formada pelo rio Coxipó e sua beleza é complementada pelo vale e escarpas formadas de arenito. Em um mirante próximo à administração do Parque Nacional, você consegue visualizar a cachoeira e ter uma bela vista da paisagem local.

8. Cachoeiras de Santo Antônio (AP)

As várias quedas d’água são resultado de processos vulcânicos realizados há milhões de anos.

Com várias quedas d’água de alturas de 30 metros em média, a cachoeira é resultado de processos vulcânicos realizados há milhões de anos.

Situada na cidade Laranjal do Jari, a 270 de Macapá, pode parecer um destino pouco conhecido por turistas de diversos pontos do Brasil, mas sua visitação é um excelente programa de viagem. Como se não bastasse, o local é cercado pela floresta Amazônica.

9. Cachoeiras do Roncador (PB)

A cachoeira está localizada entre os municípios de Bananeiras, Pirpirituba e Borborema.

Muito visitada principalmente por paraibanos e turistas de Estados vizinhos, a cachoeira fica entre os municípios de Bananeiras, Pirpirituba e Borborema.

Sua queda d’água tem 40 metros de altura e sua paisagem é belíssima, principalmente para quem aprecia a natureza.

10 Cataratas do Iguaçu (PR)

A principal cachoeira do país fica na fronteira entre Brasil e Argentina.

Evidentemente, esse item não poderia faltar na lista. É certamente o principal ponto turístico do Brasil quando se fala em cachoeiras.

Na verdade, as 275 quedas d’água se localizam na fronteira entre Brasil e Argentina. Fazem parte de dois parques nacionais, o Iguaçu, em solo brasileiro, e o Iguazú, no município argentino de Misiones.

Ambos os locais totalizam 250 mil hectares de área de floresta subtropical, considerada Patrimônio Natural da Humanidade.

Recebe turistas brasileiros, argentinos e de todo o mundo. As cataratas são constantemente comparadas às do Niágara, na fronteira entre os Estados Unidos e o Canadá.

Você acabou de conhecer melhor 10 cachoeiras pelo Brasil afora. Todas elas são opções para encher qualquer turista de encantamento e proporcionar muitos momentos de diversão.

Conheça outros destinos pelo Brasil, sejam eles no litoral ou interior, através dos outros textos do blog. Planeje já a sua próxima viagem de férias!

Se você conhece alguma dessas cachoeiras ou gostaria de falar sobre outra que não esteja na lista, comente. Sua participação é muito importante.

E não se esqueça de visitar o site constantemente para conferir as novidades sobre turismo.

Sobre o autor: João Lucena

João Lucena foi Guia de Turismo, Agente de Viagens e proprietário de Agência de Viagem no Brasil. Mudou-se para os EUA ainda nos anos 80 e passou a atuar no setor hoteleiro e de restaurantes. Devido a paixão por viagens, dedica algumas horas diárias ao Viajando Online blog, trazendo dicas como; roteiros e destinos, promoções de passagens aéreas, hotéis, vistos de viagem e muito mais.

Deixe o seu comentário