Como Estender o Visto Americano? Parte II

Há pouco mais de dois anos eu fiz um post aqui com o título, Como Estender o Visto Americano. A reação  a esse post tem sido muito boa. Ele é um dos que recebe mais comentários e diariamente alguém pergunta as mesmas coisas sobre a extensão do visto.

Pensando em atualizar o post, resolvi reescrever essa história porém a partir das próprias perguntas feitas no post anterior.

Eles têm chegado aos montes quase que todos os dias. Não pessoas não lêem a respostas do que estão perguntando. Quero dizer, quase todas as perguntas que recebo, já têm uma resposta no post anterior. Porque as perguntas são sempre as mesmas.

Então vamos lá minha gente, vamos pesquisar um pouquinho mais aqui dento do blog, que você vai encontrar a resposta para a sua pergunta.

E já quero adiantar que a grande maioria fazem as coisas erradas. Então, que tal fazer a sua pergunta antes de fazer nada. Se você não sabe como proceder, procure uma profissional para resolver o seu problema. Não cri outro problema, em cima do qual você já têm.

Trocando em miúdos; você deve fazer a sua pergunta antes de iniciar o seu processo de extensão. Não adianta perguntar depois de iniciado o processo. Eu não vou consertar a sua C… e nem mesmo um advogado de imigração vai conseguir fazer muito por você.

Já quero adiantar aqui também, duas outras coisas:

Primeiro –  Se você está nos Estados Unidos para ficar, não é uma extensão de visto, de apenas 6 meses, que vai extender a sua permanência até uma legalização futura. A extensão é sempre de apenas 6 meses. Tá bom. Você quer ficar somente os 6 meses a mais e retorna para o Brasil. nesse caso pode pedir.

Segundo – O Governo Trump está endurecendo as regras para a permanência de imigrantes no país. Até o momento, nada parece foi feito ainda, para mudar alguma regra da extensão do visto. Mas isso deverá ocorrer em algum momento.

Como Estender o Visto Americano?

Perguntas e Respostas dos muitos leitores que têm as mesmas dúvidas que você. Vamos a elas. Vamos começar das mais recentes para as mais antigas;

Pergunta – Olá João! Solicitei minha extensão e ela foi negada, na carta, eles dizem que posso recorrer, mas prefiro sair no prazo que me deram. Tenho duas perguntas, como a resposta demorou mais que a data limite de 6 meses o advogado me aconselhou solicitar de novo a extensão, foi o que fiz com a negativa da primeira, posso automaticamente desconsiderar a segunda? E se fiquei aguardando a resposta e somei 1 ano e 2 meses aqui, obedecendo a ordem de saída, em média qual o prazo para voltar sem ter problemas?

Resposta – Aline, isso é difícil falar, As vezes voltar em cima do rastro é melhor do que esperar um ano ou dois. Não posso te aconselhar nesse caso. Tudo vai depender do agente que você pega ao entrar no país. Sabe aquelas coisas, “deu sorte”?

Pergunta – Boa tarde, senhor. Sou casada com um cidadão americano que sempre morou no Brasil, nossa filha de 3 anos também é brasileira. Em Março, viemos passar um tempo turistando na casa do meu cunhado, também cidadão. No meio do processo, meu marido recebeu uma proposta de trabalho (ESL teacher) e não esperávamos que as coisas fossem chegar onde chegaram. Já temos endereço fixo, meu marido tem um full time job, mas o meu visto e o da minha filha, está quase expirando. A única coisa que nos impede de aplicar para o green card agora é o comprovante de salário (taxa return), que só não temos ainda porque não tem 1 ano que estamos aqui. Não queremos de forma alguma vacilar com a imigração americana, então estávamos pensando em pedir extensão de visto de turista, justificando que precisamos ganhar tempo para poder enfim aplicar para o green card. Nossa maior dúvida é se o nosso caso, peculiar, se aplicaria a um pedido de extensão de visto de turista.
Aguardo ansiosamente uma resposta. Grata desde já.

Pergunta II – Só a título de esclarecimento: eu tenho chances de conseguir o green card, mesmo se meu visto expirar? Porque, veja bem: no período entre setembro de 2019 e março de 2020, meu visto estará expirado, e quando dermos entrada no processo (provavelmente em março), tememos que esse período que ficamos ilegais nos deixe em maus lençóis aos olhos da imigração e que o green card nos seja negado!

Ps2: residemos no Texas;
PS3: temos união estável no Brasil, mas estamos nos preparando para oficializar o casamento em território americano esse fim de semana!

Resposta – Rafaella, não acredito que o seu caso se aplica para uma extensão de visto. Bem, sem querer criticar, mas já criticando, você poderia ter aplicado para o Green-card no Brasil mesmo. Parece que pelo tempo, já teve essa oportunidade. Aconselho você a procurar um advogado de imigração o quanto antes. Ou quem sabe, retornar ao Brasil e ficar um pouco lá, e retorna aqui. Mas, se nenhuma coisa nem outra for possível. Não faça nada, o seu visto vai vencer, ficará ilegal. Aplique para o Green-card fazendo a papelada você mesma, ou o seu marido. Tudo pode ser feito online. Você não precisa de advogado na verdade. Dependendo de que estado você está, esse processo leva menos de uma ano. 6 meses em alguns casos. É só um petição que você precisa que o seu marido assine. É muito simples. Pode dar entrada quando quiser!

Pergunta II – ah… você ainda não é Casada, entendi. Mas depois de uns 6 meses de casada ou menos ou mais, pode dá entrada no seu Green-card. Na sua situação têm muita gente. O Trump está endurecendo as regras mas mesmo assim, você dá entrada nos papéis e aguarda. Se itver dúvida, contrate um advogado. A coisa não tão complicada quanto parece. Você consegue a sua legalização sim. Corre atrás. Parece que vocês têm uma filha não é isso. Onde ela nasceu? ainda é menor, todas essas questão devem está claras. Aliás, não tente esconder nada. Se fizer isso, ai sim terá problemas.

Porquê Você Quer Estender o Visto Americano.

Uma outra coisa que vale a pena pensar, é a extensão do visto pode ser uma coisa demorada sim. E o que percebo é que na maioria dos casos as pessoas deixam para pedir a extensão de última hora. Não funciona assim.

Então, se você quer extender o visto Americano, faça com uma boa dosagem de tempo. pelo menos 90 dias antes de expirar a sua permanência aqui. Você tem 6 meses para extender o seu visto. Considerando a permanência dada na sua entrada. Então porque protelar?

Algumas perguntas nesse sentido;

Pergunta – João, fiz a solicitação de extensão em julho, minha permanência venceu em 4/8/19. Recebi uma carta para fazer a biometria, é aconselhável eu dar continuidade no processo?

Também existe esse tipo de pergunta né. Você me dá licença. Aqui a resposta!

Resposta I – Yara, yara, yara. preciso responder essa?

Resposta II – Não quero ser rude aqui yara, mas se você queria uma extensão de visto, para isso fez essa aplicação, porquê a pergunta agora? Você quer ou não quer essa extensão de visto? então… Vamos ser práticos em suas perguntas aqui por favor. O tempo é muito valioso e dessa forma, devemos respeitar o tempo dos outros também. Pode não parecer, mas tenho o prazer de ajudar a todos que chegam aqui com suas dúvidas. Mas por favor, não me façam perder o meu tempo respondendo coisas desnecessárias. Faço isso sem nenhuma recompensa financeira. Claro, porque quero fazer. Mas vamos ao ponto e vamos ser sinceros com vocês mesmo. Isso aqui não é uma brincadeira, é coisa séria minha gente. Boa sorte a todos!

Pergunta – Olá João! Fiz um pedido de extensão do visto de turista, ainda não obtive resposta. O que acontece se eu voltar para o Brasil antes de ter essa resposta?

Resposta – Já respondi essa mesma pergunta 300 vezes aqui. esqueça a sua extensão de visto. Quanto a voltar, você só saberá ao retornar. cada caso é um caso diferente, não existe uma resposta única.
Pergunta – Ola Joao! Me tornei citizen recentemente . Minha mãe sempre me visita. O visto dela venceu agora no final de Julho/2019 e ela quer permanecer mais tempo… O que você recomenda que eu faça para ela não permanecer ilegal aqui no País sendo que o tempo permitido já venceu.
Resposta -Bom dia João! Atualmente com o governo do Trump, você sabe me dizer, se está mais difícil de receber uma extensão, e se caso negado, o risco é maior de voltar ao Brasil e tentar uma nova entrada após 1 mês? ou seria melhor não pedir extensão, voltar ao Brasil e após 1 mês retornar aos States, uma vez que tenho B1/B2, resumindo o que é mais arriscado?
Resposta – Difícil falar porque cada caso é uma caso. O Governo Trump está fechando as portas para a emigração sim. Mas qual é a sua situação. Você quer ficar morando aqui, ou somente quer passar uma nao etc. Porque se você quer ficar, a extensão do visto não vai ter ajudar e muito menos voltar para o Brasil e retornar! Qual o seu objetivo? é nisso que você precisa se focar. Boa sorte.
Não tem como colocar todas as perguntas e respostas aqui. Quiz apenas chamar a atenção de quem está buscando uma respostas para o seu caso de querer estender o visto americano.
Desejo a todos boa sorte, mas que saibam proceder da forma correta com esse processo. E a forma correta é fazer num prazo de pelo menos 90 dias antes de vencer a sua permanência nos Estados Unidos. Faça isso que você terá uma respostas satisfatória também dentro do prazo. Mas não esqueçam também que cada bolo tem uma receita diferente.

Sobre o autor: João Lucena

João Lucena foi Guia de Turismo, Agente de Viagens e proprietário de Agência de Viagem no Brasil. Mudou-se para os EUA ainda nos anos 80 e passou a atuar no setor hoteleiro e de restaurantes. Devido a paixão por viagens, dedica algumas horas diárias ao Viajando Online blog, trazendo dicas como; roteiros e destinos, promoções de passagens aéreas, hotéis, vistos de viagem e muito mais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.