Quando e como Fazer uma Transferência Internacional?

Está precisando fazer uma transferência internacional, mas ainda tem muitas dúvidas sobre o assunto? Descubra quando e como utilizar essa grande comodidade

Tradicionalmente, enviar dinheiro para outros países sempre foi um grande desafio. Com muita burocracia ou, em alguns casos, até a incapacidade de fazê-lo, enviar qualquer quantia para fora do país era realmente complicado.

No entanto, com o avanço da tecnologia e a regulamentação das regras para que isso se tornasse uma realidade, atualmente é possível transferir grandes quantias de forma bem simples e rápida, sem que processos complicados necessitem ser realizados.

Quer conhecer quando e como fazer uma transferência internacional? Conheça as opções e aproveite a comodidade que os serviços financeiros oferecem aos consumidores. Continue lendo até o final!

O que é a uma transferência internacional?

Se você já precisou enviar ou receber algum dinheiro para ou de outro país, certamente foi necessário utilizar uma transferência internacional. Essa funcionalidade permite que quantias sejam transferidas entre países, para que algumas finalidades sejam atendidas.

Seja para disponibilizar dinheiro no exterior para viagens pessoais, custear o intercâmbio de estudantes, pagar por serviços, realizar encomendas internacionais, investir, pagar cursos, gerar e manter patrimônio ou, ainda, receber por serviços prestados pela internet, existem diversos motivos para fazer uma transferência internacional.

Assim, os serviços que oferecem a possibilidade de transferência internacional chegam para ajudar e resolver essa situação com muita eficiência.

Quais as vantagens de fazer uma transferência internacional?

A principal vantagem é a comodidade de enviar dinheiro de forma simples, rápida e barata – em alguns casos. Seja para uma emergência ou situação específica, ter a capacidade de mandar dinheiro para fora do país, de forma legal, é uma vantagem enorme.

No entanto, é preciso conhecer as possibilidades legais para fazê-lo e, assim, não colocar o capital em risco. Portanto, vamos conhecer essas possibilidades?

Como fazer uma transferência internacional

Existem algumas opções para transferir capital entre dois países. Desse modo, vamos listar cada alternativa, bem como suas características para que você escolha o plano mais adequado à sua realidade.

Transferência bancária por ordem de pagamento

A Transferência bancária por ordem de pagamento pode ser realizada em, praticamente, qualquer agência bancária e consiste em realizar o envio de recursos por meio de uma ordem de pagamento.

Ao fazê-lo, o remetente precisa informar os dados do recebedor, que obrigatoriamente precisa ter uma conta bancária, mesmo que as instituições sejam diferentes. Dessa maneira, uma taxa é cobrada dos dois lados – o valor pode variar entre 50 e 500 reais –, de quem envia e de quem recebe o capital, o que pode ser um limitador para muitas pessoas.

Sobre o prazo, uma ordem de pagamento bancária pode levar de 2 até 7 dias para que a operação seja concluída completamente e o dinheiro esteja na conta do destinatário.

Vale Postal Eletrônico

Os Correios também atuam no envio e recebimento de dinheiro de outros países, em uma operação chamada Vale Postal Eletrônico. Com ele, é possível realizar a transferência para agências postais de outros países, em um processo que pode levar de 5 a 15 dias úteis.

Sobre os valores transacionados, isso vai depender de cada país, já que alguns aceitam, no máximo, 300 Dólares, enquanto outros países, incluindo o Brasil, trabalham com 3.000 Euros ou mais.

Para utilizar essa comodidade, o remetente precisa pagar R$ 35 mais 1,5% do valor da remessa. Ou seja, essa opção é vantajosa para o envio de grandes quantias, por ficar extremamente barata para o emissor da transferência, sendo que o tempo de espera é o grande limitador desse serviço.

Empresas de serviços financeiros online

Atualmente, diversos serviços financeiros oferecem um jeito simples, prático e rápido para enviar dinheiro entre países. O mais famoso de todos, o Paypal, movimenta milhões de dólares todos os anos, em transações com as mais diversas finalidades.

No entanto, esses serviços financeiros possuem tarifas bem altas – no mínimo 5% da transação –, o que, em vários casos, podem espantar os interessados em transferir dinheiro entre países. Portanto, vale a pena entender a situação para economizar na hora de despachar qualquer valor.

A grande vantagem dessa modalidade é que o dinheiro, geralmente, é disponibilizado em alguns minutos após a solicitação de envio.

Casas de câmbio

Mais uma opção de transferência internacional está nas casas de câmbio, que evoluíram seus serviços e, atualmente, oferecem alternativas bem interessantes para os clientes. Além da simplicidade e comodidade, algumas empresas oferecem taxas bem vantajosas para o público – em alguns casos, inclusive, não há incidência delas –, o que é um diferencial para serviços do tipo.

Dessa forma, é possível ter o dinheiro rapidamente em conta, mas sem perder parte dos valores na forma de taxas, o que é uma boa escolha para qualquer tipo de transferência. É verdade que nem todas as casas de câmbio trabalham dessa forma, mas vale a pena procurar bem antes de fazer a remessa de dinheiro.

Portanto, uma das melhores opções para enviar dinheiro para o exterior pode ser encontrada nas empresas de câmbio que, além de oferecerem os melhores serviços para troca de moedas, ainda oferecem a possibilidade de fazer uma transferência internacional sem complicação e de forma totalmente econômica.

Sobre o autor: João Lucena

João Lucena foi Guia de Turismo, Agente de Viagens e proprietário de Agência de Viagem no Brasil. Mudou-se para os EUA ainda nos anos 80 e passou a atuar no setor hoteleiro e de restaurantes. Devido a paixão por viagens, dedica algumas horas diárias ao Viajando Online blog, trazendo dicas como; roteiros e destinos, promoções de passagens aéreas, hotéis, vistos de viagem e muito mais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.