Lareira, chocolate quente, cobertor, casaco, luva e cachecol. Essa combinação é a preferida para aquelas pessoas que adoram curtir o inverno, seja onde for. E, apesar de a estação não ser tão forte no Brasil quanto em outras partes do mundo, ainda é possível aproveitar bem o friozinho aqui no país, inclusive com direito à geada ou, até mesmo, neve.
Para quem se animou com a ideia, deixamos a seguinte dica: o feriado do dia 7 de Setembro está bem próximo. Se você não deseja fazer uma viagem muito longa, esse é o momento ideal para conhecer um lugar diferente. Descansar e, ao mesmo tempo, aproveitar esta época de inverno.
Reunimos aqui uma lista com as melhores cidades para curtir o friozinho no Brasil. Inspire-se e escolha seu próximo destino.
Inverno em Bento Gonçalves (RS)
Os vinhedos em meio à paisagem bucólica e relaxante alimentam as tradicionais vinícolas. Uma das melhores atrações de Bento Gonçalves.
Comida boa, excelentes vinhos, tranquilidade e belezas naturais. Estas são as características de Bento Gonçalves, localizada no Rio Grande do Sul. A cidade oferece passeios gastronômicos imperdíveis, com vinícolas e restaurantes tradicionais pelo caminho.
Vale lembrar que a herança dos imigrantes italianos é muito forte ali, no sotaque, nas festas, na comida e nos costumes. Alguns passeios levam os turistas para conhecer as casas da época da imigração.
É imperdível também a visita ao restaurante Casa di Paolo, que, além de um farto rodízio, ainda oferece um galeto considerado o melhor do Brasil.
Inverno em Gramado e Canela (RS)
As charmosas cidades vizinhas têm influências alemãs e suíças em sua arquitetura, cultura e gastronomia. Além de se apaixonar pelas casas e estabelecimentos, você ainda pode se deliciar com os chocolates, fondues e apfelstrudels tradicionais da Europa.
As duas cidades são ótimas opções para um passeio em família tranquilo e para casais que queiram aproveitar o clima romântico.
Para quem busca um lugar menos agitado e mais bucólico, deve se hospedar em Canela, com seus jardins de flores, mata nativa, vales e morros inspiradores. O Parque do Caracol também vale a visita. Nele se encontra a Cascata do Caracol, a mais alta queda d’água do Rio Grande do Sul.
Inverno em São Joaquim, Urubici e Urupema (SC)
Se você deseja temperaturas ainda mais baixas, o melhor a fazer é subir até a região de São Joaquim e suas cidades vizinhas, Urubici e Urupema, em Santa Catarina. O termômetro chega abaixo de zero e as chances de ver neve são maiores que em outras partes do país.
Essas cidades contam com a tranquilidade campestre do verde e das montanhas. As aconchegantes pousadas, principalmente em Urubici, são ótimas alternativas para descansar, ainda com a possibilidade de sair e conhecer as belezas naturais e as vinícolas da região.
Inverno Curitiba (PR)
Com o agito da cidade grande, mas a beleza das cidades europeias, Curitiba é um ponto turístico muito visitado no Paraná. Ela oferece diversas atrações, como o belíssimo Teatro Ópera de Arame e o Jardim Botânico.
A gastronomia também é um destaque. Há muitas cantinas italianas no bairro da Santa Felicidade, por exemplo, que garantem boas refeições. É possível ainda degustar pratos poloneses, como o pierogi, e alemães, como o einsbein, em diversos restaurantes.
Além disso, você pode esticar a viagem até Morretes e Antonina pelo antigo trem da Ferrovia Curitiba-Morretes-Paranaguá, um passeio lindo em meio à natureza. Ao chegar em Morretes, experimente o famoso “barreado”, um prato tradicional de dar água na boca.
Inverno em Campos do Jordão (SP)
As ruazinhas de decoração enxaimel são o charme de Campos do Jordão. No inverno, os barzinhos e restaurantes aconchegantes ajudam a afastar o frio com boa comida e cerveja.
Para quem quer ficar no estado de São Paulo e ainda deseja conhecer um lugar lindo e muito animado, Campos do Jordão é uma excelente escolha.
A característica arquitetura enxaimel, vinda de muitos séculos da Europa, combina com as montanhas de Campos, deixando a cidade charmosa e aconchegante. Há muitos bares tradicionais, restaurantes confortáveis e românticos, além de baladas agitadas, opções para toda a família e para os casais apaixonados.
Quando estiver por lá, vale a pena conhecer a Vila Capivari, a cervejaria Baden Baden e o Horto Florestal, entre outros tantos passeios.
Além disso tudo, a cidade ainda abriga o maior evento da música erudita na América Latina. Em julho, acontece o Festival de Inverno de Campos do Jordão, que reúne uma multidão todos os anos para assistir às apresentações. Para acompanhar o evento é preciso se programar com bastante antecedência, reservando hospedagem e ingressos.
Inverno Visconde de Mauá (RJ)
Para ficar mais perto da natureza, em meio a cachoeiras, mata virgem e piscinas naturais, e ainda ter o conforto para um bom descanso, sua melhor escolha pode ser Visconde de Mauá.
Localizada na Serra da Mantiqueira, Rio de Janeiro, a região de Visconde de Mauá é contemplada por hospedagens bastante confortáveis, além de excelentes restaurantes e ótimos passeios. Uma boa pedida é cavalgar na mata, aproveitando uma bela vista.
Inverno Monte Verde (MG)
Localizada em Minas Gerais, em uma região montanhosa, Monte Verde é apaixonante. A cidade é repleta de pousadas aconchegantes e românticas, muitas com lareira e banheira de hidromassagem – uma escolha certeira para os casais apaixonados.
É maravilhoso curtir a cidade e degustar uma fondue em um dos vários restaurantes disponíveis, além de comprar queijos e doces deliciosos e típicos da região. Ou ainda, para quem gosta de aventura, aproveitar passeios na tirolesa, cavalgar e percorrer as trilhas até os mirantes da Mantiqueira para apreciar a linda vista.
Tomara que esta lista inspire você e o ajude a escolher o próximo destino para curtir o inverno brasileiro no feriado. Confira em nosso blog mais publicações sobre as melhores cidades para visitar. Depois, é só fazer as malas!.
Gostou das nossas dicas? Compartilhe com seus amigos nas redes sociais. Já conhece alguma dessas cidades ou deseja conhecer? Deixe seu comentário abaixo!
Dicas maravilhosas, desconheço algumas das cidades aqui mencionadas.Gostaria de conhecê-las