Autorização de Viagem para Menor Desacompanhado.

 

A temporada de férias se aproxima. Não já chegou e neste post de hoje vamos tirar algumas dúvidas sobre autorização de viagem. Dúvidas para os pais e, para os jovens que pretendem viajar desacompanhados.

Tem sido frequente as perguntas sobre esse tema. Tanto aqui no Blog como em foros sobre viagem e turismo que participo. Venho assistindo as inúmeras dúvidas dos viajantes. Para tentar ajuda-los, vamos mostrar o que é necessário para uma autorização de viagem Nacional e Internacional para o menor desacompanhado.

Primeiro, deve-se considerar menor, aquele  que ainda não completou 18 anos de idade. Neste caso, em viagem no território Nacional, o Pai, Mãe ou responsável, deve preencher um formulário de autorização de viagem.

Deve-se procurar a Vara da Infância e da Juventude para expedir o documento. É aconselhado não esperar para a última hora, pois o documento não fica pronto no mesmo dia. O certo seria pelo menos 5 dias antes do embarque para a viagem. Na verdade eu aconselho mais dias para se ter certeza que tudo vai sair certo.

Autorização de Viagem

Novas Regras para Viajar com Crianças para o Exterior.

Para viagens ao exterior a coisa é mais complicada. Por isso, deve-se ter alguns cuidados com a documentação que você vai levar durante a viagem.

Por exemplo; tire sempre duas cópias da autorização, caso uma precise ficar nas mão dos oficiais do aeroporto, no embarque. Eu tiraria três e colocaria em malas separadas. Vai que sua bagagem seja extraviada. “Seguro morreu de velho“!

A Polícia Federal elaborou um manual para informar a pais e pessoas menores viajando desacompanhadas. O manual está em PDF na página do orgão Federal. Lá está todas as dicas de como expedir as autorizações. A apresentação da documentação necessária, além dos formulários para o preenchimento.

Uma outra fonte de pesquisa, é a página criada pelo Reinaldo Lopez, que é um funcionário da Vara da Infância e da Juventude do Foro de Jundiaí, em São Paulo. Esta página têm dicas preciosas e você pode conferir neste link.

O Link acima, referente à Polícia Federal é a melhor fonte de informação para você. Leia essas dicas com  atenção, e tire cópias do formulário de autorização de viagem.

Registrar esse documento em cartório com as assinaturas dos país ou responsáveis, é o primeiro passo. Porém outros documento serão necessário, dependendo do caso.

Quanto mais fonte de informação melhor. Muitos blogs já publicaram sobre esse assunto. Mas encontrei uma página que têm excelentes dicas. Passe lá também e acrescente mais informação para se munir melhor ao trabalhar a autorização de viagem para o menor desacompanhado.

Se você ainda têm dúvidas, use o nosso perguntaço. Ou a caixa comentários abaixo deste post.

Sobre o autor: João Lucena

João Lucena foi Guia de Turismo, Agente de Viagens e proprietário de Agência de Viagem no Brasil. Mudou-se para os EUA ainda nos anos 80 e passou a atuar no setor hoteleiro e de restaurantes. Devido a paixão por viagens, dedica algumas horas diárias ao Viajando Online blog, trazendo dicas como; roteiros e destinos, promoções de passagens aéreas, hotéis, vistos de viagem e muito mais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.