7 Castelos que Você Deveria Conhecer em Portugal

Confira os castelos que você não pode deixar de visitar quando

estiver em solo lusitano!

Portugal é um belo país. Mesmo com um território de apenas 92.256 km², menor que o estado de Santa Catarina, que tem 95.736 km², ele reserva belezas incríveis para seus moradores e visitantes, como os castelos edificados no país.

Com centenas de edifícios desse tipo, distribuídos em todo o seu território, alguns se destacam, seja pela beleza, pela história ou pela localização, o que os torna capazes de agradar até mesmo os maiores admiradores das fortificações.

Confira agora 7 castelos que merecem estar em seu roteiro de viagens para Portugal e aprenda um pouco sobre cada um desses monumentos!

1 – Torre de Belém – Belém, Lisboa

Primeiramente desenvolvida para servir como forte militar e financeiro, a Torre de Belém foi construída entre 1514 e 1520, tendo sido planejada pelo arquiteto Francisco Arruda.

Outro ponto de destaque está nos detalhes e ornamentos da edificação, como o Brasão de armas de Portugal e as cruzes da Ordem de Nosso Senhor Jesus Cristo, os quais nunca tinham sido incorporados em uma edificação militar.

Quando construída, ela tinha a peculiaridade de ser totalmente envolvida pelas águas da praia ao redor, mas hoje seu acesso pode ser feito por terra. Dentro do castelo, é possível ter uma visão privilegiada do rio Tejo, e a junção de todos esses detalhes fez com que ela fosse classificada como patrimônio mundial da UNESCO em 1983.

2 – Castelo de Sintra (ou Castelo dos Mouros) – Sintra, Lisboa

Construído entre os séculos VIII e IX, o Castelo de Sintra, que popularmente é chamado de Castelo dos Mouros, tem como destaque sua construção em meio às rochas, o que fez com que o acesso tivesse que ocorrer através de uma longa e robusta escadaria de pedra.

Também considerado como patrimônio mundial da UNESCO desde 1995, ele já passou por remodelações, reforços e reformas ao longo da história, de modo a garantir sua integridade e estabilidade. Há quatro torres retangulares e uma circular que se destacam no castelo.

Outros detalhes que chamam a atenção na edificação são a capela de estilo românico, a cisterna e o sinuoso acesso pela Rampa da Pena.

3 – Castelo de Alter do Chão – Alter do Chão, Portalegre

De arquitetura medieval, o Castelo de Alter do Chão foi construído em 1357 e é considerado o castelo medieval mais preservado de Portugal. A entrada, com um portal gótico e cinco torres, das quais duas três são retangulares e duas são cilíndricas, chamam a atenção por sua imponência.

Outro ponto interessante é a torre de menagem de 44 metros, que na arquitetura militar é o centro de um castelo de estilo medieval, representando o ponto de maior poder e, geralmente, o local mais protegido da edificação.

4 – Castelo de Almourol – Santarém, região do Centro

Quando se ouve falar sobre castelos, é comum pensar nas edificações localizadas próximo a rios, e o Castelo de Almourol, que acabou de ser construído em 1171 e foi restaurado no século XIX, segue exatamente a esse estereótipo.

A princípio, seu proprietário era a Ordem dos Pobres Cavaleiros de Cristo e do Templo de Salomão, também conhecida como Ordem dos Templários, ordem militar da cavalaria portuguesa. Hoje, o edifício, que fica em uma pequena ilha, tem apenas fins culturais.

O local é repleto de lendas: uma diz que há uma princesa que assombra o castelo, outra fala que um emir e sua filha preferiram saltar das muralhas da edificação a ficar em cativeiro por alguém a quem a moça tinha se apaixonado e outra, ainda, que um casal aparece abraçado na torre de menagem nas noites de São João.

5 – Castelo de Santa Maria da Feira – Santa Maria da Feira, Aveiro

Feche seus olhos e imagine um castelo. É bem provável que a imagem que você tenha visto em sua mente seja parecida com o Castelo de Santa Maria da Feira, construído no século XI, redesenhado no século XV e que passou por várias restaurações nas últimas décadas.

Esse é um dos mais completos exemplos da arquitetura militar do período medieval em Portugal, já que se pode encontrar um grande número de artefatos de defesa em sua construção, como barbacã, praça de armas e altas torres.

O icônico Castelo de Santa Maria da Feira passou a agregar detalhes referentes às épocas em que passou por reformas, o que faz com que tenha uma mescla interessante de estilos e detalhes.

6 – Castelo de Viana do Alentejo – Viana do Alentejo, Évora

Construído em 1482, o Castelo de Viana do Alentejo é considerado como um dos mais importantes para a arquitetura do período gótico em Portugal, com itens e detalhes que remetem aos estilos mudéjar e manuelino.

Com cubelos dotados de coruchéus construídos em alvenaria, o maior deles se tornou a Torre de Menagem do castelo, cujas edificações trazem uma cor branca diferente do que se costuma ver nas colunas de pedra.

Em seu pórtico, é possível ver a presença de capitéis decorados com figuras de animais, como leões e tartarugas. A edificação foi reformada ainda no século XV para o fortalecimento das ameias.

7 – Castelo de Guimarães – Guimarães, Braga

O belo Castelo de Guimarães, que conta com 8 torres, não apenas é um belo exemplar de fortificação, mas também um ponto histórico fundamental na história do país, já que ficou conhecido como ícone da fundação do Reino de Portugal.

A tradição diz que esse foi o local em que nasceu D. Afonso Henriques, primeiro rei de Portugal, que viveu entre 1112 e 1185, embora não haja nenhuma confirmação evidente sobre o assunto.

O estado de conservação do Castelo de Guimarães é excelente, embora tenha sido construído na primeira metade do século X, o que o faz parecer mais novo do que realmente é.

Visite castelos sensacionais em Portugal!

Quem vive no Brasil fica ainda mais encantado com os castelos, já que não é algo que pertence à nossa cultura arquitetônica com tanta intensidade, mas até mesmo quem conhece fortificações em todo o mundo se surpreende com as fortificações portuguesas.

Comece a comprar dólar hoje mesmo, que é uma moeda valiosa em todo o mundo, reserve-a para a troca em euros quando chegar a Portugal e planeje o roteiro de sua viagem. Assim, você poderá conhecer de perto cada uma dessas edificações históricas e imponentes!

Sobre o autor: João Lucena

João Lucena foi Guia de Turismo, Agente de Viagens e proprietário de Agência de Viagem no Brasil. Mudou-se para os EUA ainda nos anos 80 e passou a atuar no setor hoteleiro e de restaurantes. Devido a paixão por viagens, dedica algumas horas diárias ao Viajando Online blog, trazendo dicas como; roteiros e destinos, promoções de passagens aéreas, hotéis, vistos de viagem e muito mais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.