Como Preencher o Formulário DS-160 do Visto Americano.

No post que escrevi no mês de abril, sobre as novas regras para o visto americano a partir de 7 de maio, inúmeros leitores têm feito as mesmas perguntas sobre a maneira como eles deveriam preencher o fomulário DS-160. Na verdade vejo que muitos querem mudar as informações que lá colocaram. Quero adiantar que uma vez preenchido e enviado, as suas informações estarão registradas para o consulado, e mudar não é uma coisa que se deve fazer.

Por esta razão tive a idéia de escrever este post, onde vou tentar esclarecer as dúvidas destes leitores e direciona-los, da melhor forma, para o caminho correto para preencher o formulário DS-160 do visto americano. Seja qual for a sua dúvida, seja você ou um despachante que esteja cuidando do seu visto, a melhor coisa que têm a fazer, ao preenche-lo, é sempre colocar as informações corretas e, nunca, mas nunca mesmo, pensar que poderá corrigir depois. Isso não é possível. Mesmo que venha a ter um visto negado e for tentar novamente. Mudar o teor das informações é contraditório e em nada o ajudará, na obtenção do visto.

Fornecer as informações corretas, é meio caminho andado para obter o visto. Uma vez enviada eletrônicamente, não mais será possível corrigi-las. Portanto a revisão das informações antes de enviar o formulário online, é muito importante. Se houver erros ou se o formulário estiver incompleto, a sua entrevista não irá ocorrer. Informações como, nome ou nomes usados, data de nascimento, tipo de visto, você terá achance de revisar antes de enviar eletrônicamente.

Selecionar a categoria de visto e o propósito da viagem aos Estados Unidos, é também muito importante. Ao responder a pergunta, você é o principal solicitantes? uma lista vai aparecer com vários tipos de visto, em resposta a essa pergunta. Caso ainda não tenha o endereço que vai ficar nos EUA, é só digita N/A no espaço da resposta.

Faça uma cópia de seu formulário, leve-a com você no dia da entrevista. Faça também uma cópia em CD para guardar e até mesmo estudar todas as respostas do formulário. Não esqueça que o que está ali vai ser usado para lhe entrevistar. Se não tiver a resposta na ponta da língua, ou der uma resposta diferente, isso pode lhe causar a negação do visto. Adicione à cópia do formulário, uma foto 5x5cm ou 7x5cm, para ser usada na entrevista.

Se as dúvidas continuam, recomendo assistir a esse video onde estão todas as informações e o passo-a-passo para você peencher o formulário DS-160 do visto americano. Com essas dicas não têm erro. Mesmo sendo necessário o preenchimento em inglês. Ao contratar um dispachante, é também interessante que você forneça as informações corretas para evitar decepções, e a não obtenção do visto. O dispacahante não está obrigado a saber de todos os detalhes de sua vida. Um dado errado, coloca todas as suas pretençòes de viagem ao EUA, por água abaixo.

 

 

 

Sobre o autor: João Lucena

João Lucena foi Guia de Turismo, Agente de Viagens e proprietário de Agência de Viagem no Brasil. Mudou-se para os EUA ainda nos anos 80 e passou a atuar no setor hoteleiro e de restaurantes. Devido a paixão por viagens, dedica algumas horas diárias ao Viajando Online blog, trazendo dicas como; roteiros e destinos, promoções de passagens aéreas, hotéis, vistos de viagem e muito mais.

8 Comments

  1. A moça da agencia de viagens mentiu no meu formulário,profissão e tudo mais,tive meu visto negado no começo do ano passado,depois de 1 ano eles ainda tem o registro do meu primeiro formulario? pois quero falar a verdade

    1. Luzinete, é possível, pois essa informação é digitalizada para futuras conferências. O que acontece é que as pessoas primeiro comentem erros e ai chegam aqui pensando em resolver o problema. Se ele já foi criado, fica mais difícil de resolver. Tente novamente, quem sabe você não dar sorte agora!

        1. Não conheço o seu caso, portanto fica difícil te orientar. Seria bom você procurar um despachante, talvez eles possam te ajudar, dependendo de como vc preencheu esse formulário, nem sempre é bom mudar as informações anteriores. Analise bem antes de dar entrada com um novo pedido de visto, assim não terá mais decepções, ok?

  2. Da para alterar sim Roberta, basta você clicaa em “Reagendar” ou qualquer dúvida ligar para lá que o pessoal remarca para você.

  3. João, quando preenchi meu formulário coloquei a opção do consulado do Rio de Janeiro, só que agora não consigo agendar para domingo (CASV) e segunda(consulado), vi que em Brasilia consigo, sabe me dizer se posso trocar o local da entrevista?

  4. Você que teve o visto negado, sabe porque isso aconteceu? A maioria das pessoas não sabem colocar as informações corretas no formulário DS-160 e se enrrolam toda na hora da entrevista!

Deixe o seu comentário