Devo Cancelar ou Adiar Minha Viagem?

Com todos esses acontecimentos dos últimos dias você ainda está se perguntando, devo cancelar ou adiar a minha viagem?

É óbvio que muitos ainda devem estar com essa dúvida. Mas eu já vou me adiantando aqui e recomendando o adiamento de sua viagem. Mesmo porque parece que você não terá muitas outras opções não. Sim, tem a opção de cancelar, mas isso vai lhe trazer prejuízos.

O cancelamento pode não ser a melhor opção pelas seguintes razões:

Alteração pelo Passageiro

=>O Governo Federal anunciou medidas para as passagens compradas para viagens até o dia 31 de Dezembro de 2020. As novas condições de reembolso e ou canclemanto, são válidas para alterações de voos domésticos e internacionais.

=>Os passageiros que deciderem em adiar suas passagens em funcão da pandemia do Coronavírus, ficarão isento de cobranças de multas pelas companhias aéreas. Eesses passageiros irao receber um crédito para a compra de uma nova passagem no período de 12 meses a contar a partir da data da viagem original.

=>O passageiro que decidir cancelar sua passagem e optar pelo reembolso, irá pagar uma multa contratual das tarifas de sua passagem. Portanto, você deve observar o contrato de prestação de serviço entre você e a companhia aérea, e analizar o que melhor seria no seu caso.

Evidetemente, nem todos terão a mesmo chance de viajar em outra data futura. Por razões diversas, você talvez tenha de cancelar sua viagem, se não tiver a opção de adiar para outrra data futura.

Em todo caso, observe essa possibilidade. Ao adiar sua passagem, você não irá perder dinheiro.

Alterações pela Companhia Aérea.

=>Qualquer alteração programada feita pela empresa aérea, em especial quanto ao horário do voo e o seu itinerário, deve ser informada ao passageiro com 72 horas de antecedência da data do voo.

=>Se essa informação não for repassada dentro do prazo, a empresa aérea deverá oferecer para escolha ao passageiro as alternativas de reembolso integral (observado o meio de pagamento utilizado no momento da compra e no prazo de 12 meses) ou de reacomodação em outro voo disponível.

=>Ainda que o passageiro seja informado dentro do prazo, essas mesmas alternativas (reembolso integral, no prazo de 12 meses,  ou reacomodação em outro voo disponível) também devem ser oferecidas para escolha do passageiro.

=>Se houver falha na informação da empresa aérea e o passageiro só ficar sabendo da alteração da data ou do horário do voo quando já estiver no aeroporto para embarque, as alternativas para sua escolha também são o reembolso integral.

Cancelar ou Adiar?

Se o passageiro tiver algum problema com seu voo, primeiro é necessário que procure os canais de atendimento da empresa aérea. Dê preferência aos canais de autoatendimento eletrônico, oferecidos pelas empresas na internet ou em aplicativos de celular. Se não for possível a solução do problema nos canais de autoatendimento indicados, utilize o canal de atendimento telefônico.

Se, mesmo após procurar a empresa aérea, o problema persistir e o passageiro entender que teve um direito desrespeitado, ele poderá registrar uma reclamação na plataforma do Governo Federal.

Não temos muitas opções na mesa não. Cancelar e Adiar são as únicas opções. Mas com certeza você não ter maiores perdas financeiras,certo?

Mas nesse momento vamos ser senstatos. Olhe a sua volta e veja o quanto sua vida já mudou em questão de poucos dias. Você finalmente encontrou tempo para estar em família. Você provavelmente está vendo os seus filhos e sua esposa o dia inteiro.

Você esta tendo tempo para ler aquele livro que sempre quis ler e nunca teve tempo livre, você está dialogando mais com sua esposa, seu pai, sua mãe. Você passou a observar àquela paisagm do lado da sua casa, que nunca tinha percebido que tinaha ali.

Tudo isso veio para mudar as nossas vidas. Até mesmo a poluição mundial vai diminuir com esse período de quarentena que você está passando.

Então porque se precupar com sua viagem nessa hora. Vamos dar valor ao que nunca demos. Isso é hora para descobrirmos o prazer de estar em família.

Sobre o autor: João Lucena

João Lucena foi Guia de Turismo, Agente de Viagens e proprietário de Agência de Viagem no Brasil. Mudou-se para os EUA ainda nos anos 80 e passou a atuar no setor hoteleiro e de restaurantes. Devido a paixão por viagens, dedica algumas horas diárias ao Viajando Online blog, trazendo dicas como; roteiros e destinos, promoções de passagens aéreas, hotéis, vistos de viagem e muito mais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.