Estados Unidos é o País do Futebal

Quem falou que o Brasil era o país do Futebal, estava redondamente enganado. Os Estados Unidos é o País do Futebal. A nova fasçanha da equipe nacional, definitivamente abriu os olhos do mundo. Mas principalmente do americanos que a cada dia que passa, se encantam mais com o Soccer. O nosso futebal, porque até então, futebal aqui era com as mãos.

Essa relação talvez não mude. O verdadeiro Futebal vai continuar sendo chmado de soccer por aqui. Mas isso não importa. O importante agora, é olhar para o futebal feminino desse país. Eles estão fazendo história para esse país. Na verdade estão fazendo estória para o futebal mundial.

A hegemonia do futebal mundial está mesmo passando para as mãos do americanos. Mesmo que seja o time feminino. Isso só quer dizer que eles já podem ser considerados os melhores no futebal.

Vamos aos números?

Em 8 copas do mundo, as americanas já ganharam 4 delas. Um feito nunca alcançado por nenhum time nacional. Seja feminino, ou masculino.

Enquanto isso, o time do Brasil não consegue avançar muito nas competições que participam. Mas a culpa não é delas. Na verdades as brasileiras se esforçam muito. Mas o apoio não é lá grandes coisas. Enquanto isso, as americanas tomaram conta do cenário mundial.

Em 6 olimpídas, as americanas já ganharam 4 medalhas de ouro. Outro feito muito importante. Quem diria que esse país iria se tornar um destino para o futebal mundial.

Mas nada vem por acaso. Esse sucesso no futebal é fruto de muito trabalho e dedicação. Dedicação que começou lá atrás e ainda hoje têm o incentivo nas escolas, universidades etc.

Quem Desenvolveu o Futebal na America?

Quando eu cheguei a esse país, no começo dos anos 80’s, me deparei com uma cena nunca visto antes. Me lembro de ir para minhas peladas de final de tarde. Ao chegar nos campos de futebal(aliás muito bem cuidados e vastos em todas as pequenas cidades), me deparava com as meninas de 5 a 12 anos jogando bola.

No Brasil isso não existia nos anos de 1980. Aqui nos Estados Unidos, era o começo de tudo. As escolas primárias, médias e secundárias, todas com programs de prática de futebal. Daí o sucesso da equipe nacional feminina.

O que mais me chamou a atenção à época, foi exatamente o fato de ver mais meninas do que meninos jogando futebal. Era uma coisa impressionante e organizado. Não era apenas entrar no campinho para chutar uma bota. Tudo era feito da melhor forma possível, com um professor técnico.

Outro fato importante, era o apóio dos pais e parentes daquelas crinaças. Todos compareciam. Alias, todos comparecem aos treinos e aos jogos nos finais de semana, até hoje.

Esse programa das escolas exite até hoje. E hoje está ainda maior. Lá pelos anos de 1980, meninos e meninas treinavam juntos. Hoje a demanda é muito grande e os sexos já foram separados dentro de campo.

Nova York Faz Festa para o Futebal

O que se vê hoje no país inteiro, é a popularidade de futebal feminino crescendo assustadoramente. Crianças e adolescentes assistindo aos jogos na televisão. Indo para os campos e praticando o esporte cada vez mais. Isso faz o sucesso do futebal no país.

Quem está se dando bem com essa corrente, são alguns brasileiros. Ex-jogadores e técnicos iniciantes estão fazendo uma bela carreira aqui nos Estados Unidos. Isso é um movimento que deve crescer.

A nossa Marta, que apesar de nunca ter sido campeã mundial, é a melhor jogadora do mundo. Hoje joga em uma equipe de Orlando na Florida.

Agora a coisa já se popularizou de certa forma, que até os políticos locais já estão começando a jogar nesse campo também. Foi o que fez o Prefeito de Nova York, ao receber as campeãns mudiais na prefeitura da cidade.

É isso. O quarto título com certeza vai liderar esse movimento a outros patamares. Vamos aguardar os próximos capítulos do Futebal Feminino.

Equanto também celebro o nosso campeonato mundial, torço para que as brasileiras também encontrem o seu lugar ao sol. Afinal. o Brasil sempre foi o país do futebal. Foi, agora esse título está com os americanos. Ou americanas?

Fico contente de poder contar essa história que eu vi nascer em meados dos anos de 1980. Mas não podia imaginar que elas chegariam onde estão hoje. Quarto Título Mundial de Futebal.

Sobre o autor: João Lucena

João Lucena foi Guia de Turismo, Agente de Viagens e proprietário de Agência de Viagem no Brasil. Mudou-se para os EUA ainda nos anos 80 e passou a atuar no setor hoteleiro e de restaurantes. Devido a paixão por viagens, dedica algumas horas diárias ao Viajando Online blog, trazendo dicas como; roteiros e destinos, promoções de passagens aéreas, hotéis, vistos de viagem e muito mais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.