Museo Nacional: Trajédia Anunciada.

Apesar de ser uma página de viagem, me sinto na obrigação de falar um pouco sobre essa trajédia anunciada do Museo Nacional. Todos já sabiam disso, inclusive os governantes, que mais cedo ou mais tarde aconteceria.

O Brasil é um país sem respeito as leis, aos direitos humanos, aos seu moradores etc. E porque seria diferente com relação a nossa cultura, hitória e patrimônio cultural?

O Museo Nacional é apenas e nada mais, do que o Museo Nacional para o Governo Federal e estadual do Rio de Janeiro.

Por vários anos eu mesmo venho assistindo a várias reportagens sobre a situação a qual se encontrava esse Museo. Nada foi feito porque não existe interesse de se fazer nada pela cultura e educação desse país. Haja visto, na atualidade, o que se ensina nas nossas escolas públicas.

Se fosse apenas a destruíção do Museo em si, o que já é um dano irreparável ao Brasil, ainda assim seríamos capazes de sobresair. Mas estamos queimando muito mais do isso. Sim, é a nossa história e parte da história da humanidade.

Esqueçamos essa trajédia por um momento.

Agora vamos falar de tantos outros momumentos e Museos Brasil afora, que se encontram na mesma situação. Ou pior.

Também poderíamos olhar para as escolas públicas do Brasil. Qual é a situação delas hoje?

Vejam as Igrejas hitóricas do país. Elas se encontram em estado lamentável. Assim como o Museo Nacional, fazem parte dessa trajédia anunciada. Quem, no Governo Federal ou nos Governos estaduais, estão preocupados em salvar essas Igrejas.

A Lei Rouanet não seria, a princípio para investimento em nossa cultura, Museos etc? O que aconteceu com essa Lei?

Eu te falo. Ela foi usada pelo último Governo para financiar shows the artistas. Esses artistas são defensores desse governo passado. Brigam para defender esse Governo corrupo. Mas a Lei Rouanet, só beneficou essas pessoas.

Museo Nacional

Apenas um lugar que recebia visitantes de todas as parte do Brasil e do mundo. Apenas um lugar que mantinha um acervo histórico. Apenas mantinha parte do que a ciência estudava com relação a história da humanidade. Apenas um destino turística da cidade do Rio de Janeiro.

É isso ai. Investir no nosso patrimônio histórico e cultural não trás voto. Mas a Lei Rouanet patrocinou àqueles que mantiveram a voz do governo do PT.

A história não volta. Mas ela vai continuar. E ainda melhor. Nós somos capazes de mudar o rumo da história.

Se unirmos as nossas vozes e exigir o cumprimento das Leis, seremos capazes de mudar outras tantas trajédias anunciadas que existem em vários cantos do Brasil.

Tudo depende de como patrocinamos e defendemos os que nos representam em Brasília. Mas também em nossos Estados e cidades onde moramos. E essa é a hora de mudar o que está ai.

Ou será que vamos continuar assistindo a todas as trajédias que assistimos hoje no Brasil. Não é só o Museo que queima a nossa história.

Existem várias arajédias acontecendo no Brasil afora. Quais podemos indentificar e ao mesmo tempo, podemos mudar?

Eu e vocês somos parte de tudo isso. Mas a questão é como vamos impedir que essas trajédias continue acontecendo bem em frente ao nosso nariz.

Não adiante chorar pelo que já foi queimado no Museo Nacional. Agora é evitar que outros venham a queimar também.

O dinheiro para se investir nesses prédios antigos existe. O que não existe é responsabilidade e e interesse de fazer alguma coisa. Só o seu voto pode mudar essa história.

Viajando pelo Brasil, poderá conhecer melhor o que temos de patrimônio histórico cultural. Vamos defender nosso património histórico.

Sobre o autor: João Lucena

João Lucena foi Guia de Turismo, Agente de Viagens e proprietário de Agência de Viagem no Brasil. Mudou-se para os EUA ainda nos anos 80 e passou a atuar no setor hoteleiro e de restaurantes. Devido a paixão por viagens, dedica algumas horas diárias ao Viajando Online blog, trazendo dicas como; roteiros e destinos, promoções de passagens aéreas, hotéis, vistos de viagem e muito mais.

Deixe o seu comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.