Os Estados Unidos é uma Sociedade Mascarada?

Na essência da palavra, hoje os Estados Unidos é uma Sociedade Mascarada literalmente. Se você andar pelas ruas de pequenas e grandes cidades, vai perceber que todos estão usando máscaras para se protegerem do Coronavirus. Isso é o que eu chama de uma sociedade mascarada.

Mas não é somente disso que estou me referindo a uma sociedade mascarada. Essa palavra pode ter uma dualidade de contexto e é sobre isso quero falar hoje. Se considerarmos a real situação de pandemia e movimentos anti-racismo, acho que a sociedade mais uma vez acordou diante da morte de um negro por um policial branco.

Essa história vem desde a fundação ou colonização dos Estados Unidos pelos Europeus e com a mão de obra escravocrata dos tempos de colonização. Será que faz sentido essa relação entre o passado e o que está acontecendo hoje com esses movimentos de rua?

Não preciso responder, a própria história se encarrega da resposta. Sem falar do lado político da coisa. Existem aqueles que procuram tirar proveito da situação para se beneficiar politicamente. Até mesmo àqueles que buscam notoriedade na internet. Por isso me refiro a uma sociedade mascarada.

Não tem mais explicação vivermos essas coisas de racismo. Mas por outro lado, sabemos que isso nunca deixará de existir. A existência humana de conflitos e desavenças por questões raciais.

Sociedade Mascarada.

Você sabe em quem acreditar ou confiar nesses dias de tanta violência e falsidades. Tudo gira em torno do dinheiro e você só vale aquilo que você têm.

Aliás, muitos olham para você de uma forma diferente se você tem dinheiro, ou virse versa. Você entendeu o que eu quiz dizer.

Vamos ao exemplo da morte de George Floyd, em Miniápolis US, que era negro e um policial branco o matou asfixiado, certo? Pobre, negro e talvez fizesse alguma coisa fora da lei. Falei talvez, pois não estou julgado a pessoa em si. Mas pela forma como ocorreu, parece já era conhecido da polícia.

Depois do fato consumado iniciou esse movimentos em pro da vida. Beleza. Mas você acha que estão realmente preocupados com a morte desse senhor como de vário outro negros no país afora. Realmente preocupas?

É provavel que não. Esse movimento tomou essas proporções primeiro por que estão todos desocupado e sem ter o que fazer, devido a pandemia.

Segundo, a mídia deu em cima do fato e tomou pra ela as diretrizxes de torna-la grande o suficiente para trazer as pessoas pras ruas. A imprensa mais doque ninguem fez esse movimento acontecer. Assim George Floyd se tornou uma notoriedade depois de morto.

Não, não estou dizendo que o problema não existe. Existe e é sério o suficiente para ficarmos de olho nos próximos capítulos. Vários são os George Floyds morto pela polícia aqui nos Estadhos Unidos. A polícia é truculenta e não respeita vidas. Isso é em qualquer parte do mundo.

Mas voltando ao início desse artigo, quero reafirma que é um problema cultura e não vai ser a morte de George Floyd que vai parar essa briga. Assista o filme “Selma” e entenda um pouco mais sobre a cultura americana.

A morte dele em si foi uma coisa estúpida. Como quase sempre são as atividades da polícia, estúpidas. Ele morreu por uma cedula de $20.00. Alguma semelhança com um país chamado Brasil?

Uma morte devido $20 e 14 milhões de dólares depois. Isso mesmo. A sua família se tornou milionárias em poucos dias depois de sua morte.

O seu irmão criou um “Crownfound” e até essa quinta-feira passada já havia arrecadado essa mísera quantia de 14 milhões de dólares.

Sociedade justa ou Sociedade Mascarada? 

Um país multi racial, colonizado por brancos e de mão de obra escravocata, mas que chegou no século 21 com algumas ideias e ações do ‘seculo 17. A questão do racismo é uma delas. Mas não é somente culpa dos brancos não. Os negros tem sua parcela de culpa.

 

Sobre o autor: João Lucena

João Lucena foi Guia de Turismo, Agente de Viagens e proprietário de Agência de Viagem no Brasil. Mudou-se para os EUA ainda nos anos 80 e passou a atuar no setor hoteleiro e de restaurantes. Devido a paixão por viagens, dedica algumas horas diárias ao Viajando Online blog, trazendo dicas como; roteiros e destinos, promoções de passagens aéreas, hotéis, vistos de viagem e muito mais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.