Em visita a Belo Horizonte, resovi dar uma esticadinha até a cidade de Ouro Preto. Neste post vou mostrar algumas dicas para se visitar Ouro Preto no Inverno. O mês de mais frio na região, é também sinônimo de festivais de inverno, entre outras atrações.
Visitar a cidade de Ouro Preto no Inverno é sinônimo de encontrar muitas atividades no mês de julho, mês de sua fundação. Mas precisamente 8 de julho de 1649. E o festival de Ouro Preto de Inverno, vai de 8 a 23 de julho.
As festividades acontecem também nas cidades históricas de Mariana e João Molevarde.
O fórum das artes, é uma realização artistica e cultural patrocinada pela Universidade Federal de Ouro Preto. Com o propósito de investir na produção e ocupação pública de bens culturais. Em 2017, o festival completou 50 anos de atividades na cidade.
A região é bem rica em história. Tanto em Ouro Preto quanto em Mariana, os monumentos históricos contam uma boa parte da história do Brasil. As suas igrejas e prédios antigos, minas que outrora foram as fontes de riquezas do país. E quem estudou a Inconfidência Mineira, por exemplo, sabe do que estou falando.
Nessas ruas, a história germina em cada esquina que presenciou a luta dos inconfidentes. Os grandes do passado, ajudaram a construir o que hoje é esse cenário histórico, e que está nos livros de história do ensino fundamental.
Ligue, por exemplo, o Aleijadinho e suas esculturas em Pedra Sabão, tão famosas nos manuais da nossa cultura. Não fica nisso. Existem muitas outras opções para você conhecer nesse lugar tão mágico e aconchegante. Seja durante o inverno, ou no verão.
Visite Ouro Preto no Inverno
A época para visitar é o que menos importa. As atrações mais peculiares estão lá a qualquer momento. O que faz de Ouro Preto um destino imperdível, dentre as cidades históricas de Minas Gerais.
Como Chegar?
Se você estiver em Belo Horizonte, a distância é de 98 quilômetros. Pegue a Rodovia BR 356 em direção ao Rio de Janeiro. A viagem dura aproximadamente 1:30 minutos de carro.
A partir do Rio de Janeiro, a viagem é bem mais longa. Nem por isso menos interessante. Pegue a rodovia BR 040. São 398 quilômetros ou cerca de 6 horas de viagem. Entre subidas e descidas de serras, o roteiro têm paisagens muito bonitas.
Onde se Hospedar?
Você têm a opção de fazer uma bate e volta a partir de Belo Horizonte. São paenas 98 quilômetros. Mas a melhor opção é mesmo se hospedar nas muitas pousadas de Ouro Preto ou Mariana.
A recomendação, é que, para assegurar um quarto de hotel, a reserva deve ser feita com bastante antecedência. A procura é alta e a cidade vive em constante alta estação. Se a sua visita for para o mês do festival e férias, julho, antecipe a reserva o máximo possível.
Veja aqui a nossa lista de pousadas e pequenos hotéis nas duas cidades.
O quê Visitar?
Se você estiver fisicamente preparado para subir e descer ladeiras, não vai faltar monumentos, museus e igrejas para se conhecer em Ouro Preto. São cerca de 75 Igrejas e capelas na cidade. Muitas das quais com acervos de valor histórico incalculáveis.
As Atrações de Ouro Preto no Inverno.
O festival de inverno é apenas uma das atrações, dentro das inúmera atrações de Ouro Preto e Mariana. O calendário é bem extenso. Mas eu só pude conferir o último dia dos eventos na cidade. Confira aqui o que aconteceu de 8 a 23 de julho de 2017. Se não foi desta vez, você pode se programar para 2018.
Por Dentro das Atrações.
Uma visita a Mina du Veloso da Capitania de Minas Gerais, em Vila Rica 1804(Ouro Preto). O propietário da Mina tinha em seu comando cerca de 88 escravos no trabalho da mineração.
Visitação diária das 9 às 18 horas. A visitação noturna também é possivel para grupos. Sob a orientação de um guia de turismo local.
Endereço: Rua Platina 34 – São Cristovão – ouro Preto. Telefone (31)3551-0792. Email: minaduveloso@gmail.com.
A Mina da Passagem é a mior Mina de Ouro do mundo, aberta a visitação pública. A descida para as galerias se faz de modo incomum, através de um troller, e que chega a 315 metros de extensão e 120 de profundidade.
A cinco minutos de Ouro Preto em direção a Mariana. Aberta à visitação pública de segunda a teça-feira das 9 às 17 horas. E de quartas a domingo das 9 às 17:30 horas. Telefone (31)3557- 5000. Email: minasdapassagem@minasdapassagem.com.br.
Circuito dos Museos:
Museo Aleijadinho – A maior parte do acervo se encontra em exposição permanente em quatro ambientes. Na sala da sacristia, Sala da Cripta, Igreja de São Francisco de Assis e na Igreja de Nossa senhora das Mercedes. Atualmente em reforma, a visitação fica prejudicada.
Museo Casa dos Contos – originalmente, em 1784, foi residência e casa de contratos de arrecadação de impostos. Em 1789 serviu de prisão para os inconfidentes. Posteriormente, passou a ser a sede da administração e contabilidade pública da capitania de Minas Gerais.
Museo da Inconfidência – Aqui está uma exposição permanente, neste edifício construído no século XVIII. A casa da câmara e antiga prisão, com certeza guarda o acervo mais importante da história de Ouro Preto. Localização bem no centro da cidade, e também em frente, à praça onde acontece a maioria do eventos públicos de Ouro Preto.
Museo de Arte Sacra – o acervo é composto de móveis de diversas hirmandades da ordem terceira da paróquia do Pilar.
A lista de Museos não para por aqui. As visitas para os amantes destas casas de cultura pode continuar pelos Museo de Ciência e Tecnica da Escola de Minas, museo Casa Guinard, Museo do Oratório e o Museo das Reduções.