Greve nas Embaixadas e Consulados Brasileiros ao Redor do Mundo.

Diplomatas e funcionários do Itamaraty pararam as suas funções em mais de 70 postos de embaixadas e consulados pelo mundo. Nos Estados Unidos, os consulados de New York, Boston, San Francisco e Houston não estão funcionando. Madri na Espanha, paris e Roma  na Europa,  Buenos Aires e Montevidéu na América do Sul, além de Pequim e Singapura na Asia.

                                              

Fato que jamais aconteceu na histórico do Ministério das Relações Exteriores, pode trazer efeitos danosos para brasileiros viajando pelo mundo e para aqueles que pretendem tirar vistos para viajar ao Brasil. Alguns consulados aderiram à greve apenas por um dia, mas informações do Sindicato da categoria informou que a greve por ser extendida até o dia 22 junho e dependendo das negociações, funcionário e Diplomatas podem ficar parados por tempo indeterminado.

O Site do Itamaraty não informa sobre a situação destes consulados no dia de hoje. Para quem têm viagem programada para os próximos dias, é bom ficar informado sobre esta greve, pois em caso de necessidade dos serviços consulares nos diversos países, saber como proceder é o caminho mais curto para não ter perrenhos durante as suas férias.

O Consulado de New York por exemplo, anunciou através de uma nota que não têm condições de prever o prazo de entrega dos pedidos de documentos solicitados a partir do dia 19 de junho.

Imagino a situação do viajante que precise de algum documento de última hora para poder continuar a sua viagem ou retornar alo Brasil. Como essas pessoas irão resolver os seus pedidos quando existe uma passagem marcada e um reserva de Hotel com dada de saída, quem vai pagar essa conta?

Se você conhece alguém em situação de desvantagem com relação aos serviços dos Consulados brasileiro pelo mundo, use a caixa abaixo para deixar o seu comentário.

Sobre o autor: João Lucena

João Lucena foi Guia de Turismo, Agente de Viagens e proprietário de Agência de Viagem no Brasil. Mudou-se para os EUA ainda nos anos 80 e passou a atuar no setor hoteleiro e de restaurantes. Devido a paixão por viagens, dedica algumas horas diárias ao Viajando Online blog, trazendo dicas como; roteiros e destinos, promoções de passagens aéreas, hotéis, vistos de viagem e muito mais.

3 Comments

  1. A greve dos Funcionários de 139 Embaixadas e Consulados brasileiros pelo mundo, acabou nesta segunda-feira e já na terça todos esses escritórios devem está atendendo ao público em geral. Brasileiros viajando pelo mundo e pessoas interessadoas no visto de viagem para o Brasil, já podem se dirigir às representações diplomáticas. Finalmente!

  2. Passei seis meses sem ver meu namorado australiano (que precisa de visto para vir a ca) que mora em Londres (que tambem aderiu a greve) e a unica chance de nos vermos ainda este ano seria agora em julho, mas por causa desta greve o nosso grande reencontro sera adiado para nao se sabe quando. Obrigada Brasil!

Deixe o seu comentário