Quais os Direitos dos Passageiros Diante das Empresas Aéreas.

O passageiro que compra uma passagem aérea, por lei ele está firmando um contrato entre ele e a fornecedora do bilhete, a companhia aérea. Por ser assim, caso você se sinta prejudicado ou tenha os seus direitos desrespeitados por algum descumprimeto por parte da fornecedora da passagem, dirija-se ao balcão da empresa para reclamar os seus direitos como consumidor.

Caso você continue insatisfeito com o serviço prestado, é possivel também registrar uma reclamação contra a empresa junto à ANAC. Esta irá analisar o ocorrido e se for constatado o descumprimento de normas da Aviação Civil, o Orgão Governamental poderá aplicar sanções adiministrativas contra a empresa aérea.

Já escrevi aqui um post sobre os direitos dos passageiro, porém mais relacionado ao overbooking. O qual tem o título de Overbooking, um problema para os passageiros. São muitos os caos de abuso de empresas aéreas. Elas muitas vezes não respeitam o consumidor.  Mas essas regras devem ser cumpridas para que a relação passageiro e fornecedo seja mantida nos termos comerciais.

Para se exigir alguma idenização, é muito importante manter alguns comprovantes de algumas despesas de viagem. Tais como Hospedagem, alimnetação, transporte telefonemas etc. Assim como os cartões de embarque e ainda documentação relacionada a atividade profissional que deveria ter sido cumprida no destino e nas datas previstas.

Mantenha-se informado sobre todas as regras que deverão cumpridas entre você e a empresa aérea. Esta informações podem ser vistas nos orgãos regulamentadores e de proteção ao consumidor. Busque pelos os seus direitos, sempre.

Recomendamos que Leia Também:



Os Vôos Internacionaisl são os Mais Visados Pelos Ladrões de Bagagens.
Aprenda como Protejer as suas Bagagens nos Aeroportos.
Infraero Disponibiliza Informações do Seu Vôo so seu Computador!

Sobre o autor: João Lucena

João Lucena foi Guia de Turismo, Agente de Viagens e proprietário de Agência de Viagem no Brasil. Mudou-se para os EUA ainda nos anos 80 e passou a atuar no setor hoteleiro e de restaurantes. Devido a paixão por viagens, dedica algumas horas diárias ao Viajando Online blog, trazendo dicas como; roteiros e destinos, promoções de passagens aéreas, hotéis, vistos de viagem e muito mais.

Deixe o seu comentário